Assinar
Anadia // Bairrada  

Vinhos Bairrada: Enófilos premeiam excelência

A entrega de prémios do 33.º concurso “Os melhores vinhos da Bairrada 2012” decorreu no último sábado, na Quinta do Encontro, em S.Lourenço do Bairro.
O concurso, promovido anualmente por esta que é a mais antiga confraria báquica portuguesa, continua a pretender promover e premiar a qualidade indiscutível dos vinhos da Bairrada, procurando assim acrescentar-lhe valor.
O evento contou, nesta edição, com a presença de algumas dezenas de convidados, que tiveram o privilégio de almoçar na moderna e singular adega da Quinta do Encontro.
Durante o almoço de atribuição de prémios, Fernando Castro, presidente da Confraria bairradina, diria celebrar-se durante aquele almoço “um momento alto, inédito e de justiça para com os produtores que, ao longo dos anos, estão empenhados na produção dos melhores vinhos, agora distinguidos neste concurso”.
Paralelamente, não deixaria de recordar, às dezenas de convidados presentes, que ao longo do dia de sábado estavam a decorrer, em simultâneo, vários eventos no âmbito da vinha e do vinho, sendo os mais significativos a 1.ª edição do Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada e a comemoração do 10.º aniversário do Museu do Vinho Bairrada. E, se acredita que o primeiro será um êxito, com repercussões em vários órgãos de comunicação social nacional que acompanharam o evento ao longo destes três dias, o segundo, ajudará também a promover a região, através da Cultura. “Isto deve encher-nos de ânimo e de orgulho, mas também melhorar a nossa auto-estima”, diria este responsável, para quem a Bairrada tem, hoje, “excelentes argumentos para levantar ânimos, pois tem uma história, tem um passado e futuro”.
A Nuno Neves, representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, diria estar a Confraria e os produtores muito gratos por sentir que instituições da agricultura “estão connosco nestes momentos altos. Se assim não fosse sentíamo-nos órfãos, na medida em que estamos todos a lutar pela mesma causa”.
Na ocasião, Nuno Neves sublinharia a necessidade de continuar a valorizar o território, referindo também que o sucesso depende da capacidade dos agentes ligados ao setor de tirarem partido das suas singularidades.
Acrescente-se que o concurso deste ano decorreu em moldes diferentes da última década, após a revisão do respetivo Regulamento, cuja principal alteração consistiu em ter uma única categoria de concorrentes. Assim, o número total de prémios atribuídos foi menor, o que, todavia, não retira qualquer valor ao concurso.

Premiados
Vinhos Brancos
Medalhas de Ouro: Quinta do Encontro, S.A. e Adega Cooperativa de Cantanhede, S.C.R.L.
Medalhas de Prata: Caves Solar São Domingos, S.A., Caves S. João, S.A. e Quinta da Mata Fidalga, Lda.
Vinhos Rosados
Medalha de Prata: Quinta da Mata Fidalga, Lda.
Vinhos Tintos
Medalha de Ouro: Caves São Domingos, S.A.
Medalhas de Prata: Aveleda, S.A.; Quinta do Encontro, S.A e Caves Messias, S.A.
Grande Medalha de Ouro – Vinhos Brancos: Quinta do Encontro,S.A..

Catarina Cerca