Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Da loja ao lixo é apenas um passo

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito da 5.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que vai decorrer de 16 a 24 de novembro, vai lançar três ações que visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão.
A primeira ação, denominada “Da loja ao lixo é apenas um passo”, realizada em parceria com a empresa SUMA, vai decorrer no dia 21 de novembro na Universidade Sénior de Oliveira do Bairro e tem por objetivo apelar à população sénior para a redução da quantidade de resíduos produzidos, numa perspetiva de consumo sustentável e de aumento da qualidade de vida.
A segunda ação terá como palco o site da autarquia que irá, diariamente, dar dicas sobre a prevenção de resíduos. A terceira ação passa pela possibilidade de visita, aberta a toda a população, ao Centro de Compostagem Vale da Queimada, na Zona Industrial de Bustos. Estas visitas terão que ser marcadas previamente, para individuais ou grupos.
Neste Centro de Compostagem da empresa I.Neto, são processadas diariamente toneladas de resíduos orgânicos que depois são direcionados para a fertilização de solos, jardinagem, entre outras aplicações.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem um protocolo com esta empresa para recolha e aproveitamento dos resíduos verdes recolhidos através dos serviços da autarquia.