Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro // Troviscal  

Casa em 2007 e urna, agora, incendiada em alegado ato de vingança

Uma urna, que se encontrava num jazigo no cemitério do Troviscal, foi incendiada, na semana passada, da parte da tarde. O incêndio, que está a ser investigado pela GNR de Bustos, poderá estar relacionado com dezenas de incêndios ocorridos, nos últimos sete anos, numa zona de pinhal, nas traseiras da Escola Primária da Póvoa do Forno, mais propriamente com o incêndio de uma casa, no dia 8 de outubro de 2007, propriedade de Daniel de Lima, falecido em julho de 1977, cujo corpo se encontrava na urna agora incendiada. O incêndio da urna, que terá sido ateado com desperdício e gasolina, foi apagado por populares que se encontravam de passagem no local.
Os incêndios da casa e da urna poderão ter sido ateados por vingança, à semelhança das dezenas de incêndios que têm, ao longo dos anos, provocado prejuízos de milhares de euros, dado que os recursos disponibilizados para o local, bombeiros e helicópteros, têm um preço extremamente elevado.
Os incêndios ainda poderão estar ligados a práticas de bruxaria, uma vez que em algumas zonas de vinha, ao lado dos pinhais incendiados, existem relatos que os Bombeiros de Oliveira do Bairro encontraram, por diversas vezes, galinhas pretas esventradas.
Segundo fonte policial, neste momento correm termos diversos inquéritos relacionados com os incêndios e, neste caso em concreto, o processo poderá passar para a alçada da Polícia Judiciária que, relativamente aos outros incêndios florestais, chegou a constituir arguida uma mulher da Póvoa do Forno, mas o processo foi arquivado por falta de provas.
A família do falecido Daniel Lima, que se encontra emigrada, em breve virá a Portugal para tomar medidas, relativamente à urna que ficou com danos irreparáveis.