Assinar


Anadia // Bairrada  

Ex-presidente da Câmara julgado por poluição

Litério Marques, ex-presidente da Câmara de Anadia, vai ser julgado, este mês de maio, por um crime de poluição, num processo relacionado com obras para a instalação da zona industrial de Alféloas, na freguesia de Arcos. O crime é punível com pena de prisão até três anos ou pena de multa até 600 dias.
Em causa estão as intervenções realizadas pela autarquia, em 2005, em 21 hectares de terrenos situados no Vale do Salgueiro, que à data se encontravam inseridos na Reserva Ecológica Nacional (REN).
“Sem que tenha existido qualquer deliberação camarária ou qualquer decisão de licenciamento de obras por parte da autarquia, o arguido ordenou aos serviços camarários que procedessem a escavações nos referidos terrenos, tendo mandado abater dezenas de milhares de árvores, maioritariamente pinheiros”, lê-se no despacho de pronúncia.
A mando do então presidente da Câmara terão ainda sido retiradas daquele local dezenas de toneladas de saibro e, no seu lugar, foram despejadas várias toneladas de entulho que incorporavam substâncias como crómio, chumbo e outros metais pesados utilizados em tintas e materiais de construção.