Assinar


Anadia // Bairrada  

Litério Marques alerta presidente para transparência dos dinheiros

O ex-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, atual vereador do executivo, avisou a presidente de Câmara, Teresa Cardoso, na última reunião de Câmara, realizada na penúltima quarta-feira, que os documentos que são trazidos às reuniões de Câmara devem estar acompanhados das despesas financeiras.
“Acho que o que é conhecido devia ser dado a conhecer, sob pena de não ser tão transparente como parece. Em termos legais, como é que se pode iniciar estas coisas sem a parte financeira a acompanhar? É dinheiro público e devia vir a acompanhar”, afirmou Litério Marques, referindo-se a um protocolo, a celebrar entre a Câmara Municipal de Anadia e a Fundação Amália Rodrigues, com vista à cedência de peças desta fundação para estarem expostas no Museu do Vinho Bairrada.
Jorge Sampaio, vice-presidente da autarquia anadiense, explicou que “a Câmara está a preparar, para o dia 18 de maio, uma exposição alusiva ao vinho e ao fado”. “Queremos fazer este protocolo com a Fundação Amália Rodrigues, porque pretendemos dedicar um espaço à Amália, numa exposição que ficará em Anadia até outubro”, justificou o autarca, sublinhando que “o protocolo é necessário para registar a presença de algumas peças que vão ficar até outubro”.
Respondendo em concreto às dúvidas levantadas por Litério Marques, a presidente de Câmara, Teresa Cardoso, disse que os custos são baixos, uma vez que “será a despesa do seguro e do transporte. Só podemos saber o custo do seguro, quando soubermos o número de peças”, afirmando que “o transporte é assegurado pela câmara”.
Teresa Cardoso prometeu ainda que, “quando tivermos tudo quantificado, trago a reunião de Câmara os valores em causa”.