Assinar

UF Parades do Bairro, Amoreira da Gândara e Ancas: Fumo branco na Junta e na Assembleia de Freguesia

Decorridos nove meses e após um parto difícil, foram finalmente escolhidos entre os eleitos, na segunda-feira, dia 23 de junho, os elementos que vão fazer parte dos órgãos autárquicos (Junta e Assembleia de Freguesia) da União de Freguesias de Paredes do Bairro, Amoreira da Gândara e Ancas.
Ema Pato, presidente da Junta de Freguesia, eleita a 29 de setembro, das listas do MIAP, conseguiu chegar ao entendimento com os seus pares.
Depois de decidida a votação por lista, a autarca propôs como vogais Maria de Lurdes Santos, de Ancas (PSD) e Artur Gorjão, de Paredes do Bairro (PS) que arrecadaram os cinco votos necessários. Logo de seguida também Paulo Nogueira, de Paredes do Bairro (PSD) e Américo Santiago, de Ancas (PS) subiram para o lugar de membros da Assembleia de Freguesia.

Tensão no momento das renúncias

O momento mais tenso aconteceu quando Lídia Pato, de Amoreira da Gândara (PS) apresentou a renúncia do mandato à mesa alegando que, “devido a todos os movimentos de bastidores” e à “falta de lealdade” do seu n.º 2, que desautorizou a campanha leal que o PS fizera, renunciava ao mandato por não compactuar com este tipo de situações.
“Na minha profissão, sou muito transparente e honesta, por isso retiro-me”, disse.
O seu lugar vai ser ocupado por  Maria Teresa Oliveira, de Amoreira da Gândara (PS).
Instalado que estava o executivo para a Junta de Freguesia, seguiu-se a votação para a Assembleia. Bruno Santiago, de Ancas (MIAP) entrou para aquele órgão e dos dois candidatos autopropostos para o lugar de presidente da Assembleia de Freguesia, saiu vencedor Sílvio Marinha, de Paredes do Bairro (MIAP), ao arrecadar sete votos contra um único voto arrecadado por António Augusto, de Amoreira da Gândara (PSD). Uma situação que conduziu António Augusto à renúncia de mandato. Esta situação permite a entrada de Lídia Oliveira, de Amoreira da Gândara (PSD).

Muito trabalho pela frente

“A União que, embora nenhuma freguesia a quisesse, foi imposta pelo Governo. Cabe-nos a nós defender a União”, disse o novo presidente da Assembleia de Freguesia, Sílvio Marinha, propondo, de seguida, Anabela Santos e Bruno Santiago para 1.ª e 2.º secretários, ambos de Ancas, eleitos pelo MIAP.
Posto isto, Sílvio Marinha solicitou, entre os eleitos, a disponibilidade dos elementos para formar uma comissão para fazer um novo regimento para a Assembleia de Freguesia. Para já os nomes de André Domingues, Lurdes Santos, João Ferreira, Ema Pato e Lídia Olivera são apontados para tal.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt

Leia a notícia completa na edição impressa ou digital.