Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Jorge Sampaio lidera Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal

Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia e presidente da Associação Rota da Bairrada é o presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).
Foi no passado dia 13 de novembro, no Peso da Régua, que teve lugar a Assembleia-Geral da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com a eleição e tomada de posse dos órgãos sociais, apresentação do plano de atividades e orçamento, ainda que a associação tenha sido constituída oficialmente a 5 de maio, no Cartaxo.
Agora, ao Jornal da Bairrada, Jorge Sampaio avança que a associação é o resultado de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos quatro anos por várias Rotas de Vinho e que a ARVP pretende “fazer a promoção integrada das Rotas do Vinho”. A sua ação vai assentar em quatro eixos estratégicos no ano de 2015, acrescenta: criar um processo para a certificação das Rotas de Vinhos; apostar fortemente na formação e em criar cursos vocacionados para o enoturismo por causa do turismo; apostar na promoção e internacionalização das Rotas dos Vinhos, um produto que precisa ganhar escala no exterior de forma a afirmar-se, ser competitivo com outras Rotas de Vinho do mundo mas também revitalizar algumas Rotas de Vinhos que estão paradas no país, como é o caso da Rota do Vinho do Porto.
A Associação conta também com o compromisso de diálogo por parte do Turismo de Portugal para a promoção interna e externa do produto turístico. Durante os próximos três anos, Jorge Sampaio espera ver crescer associados e parceiros. Para já, integra cinco rotas, 40 municípios e várias entidades nacionais, nomeadamente as Confederações Báquicas e Gastronómicas.
A ARVP tem, assim, como missão promover destinos turísticos e enoturismo, ou seja, apoiar as rotas de vinho regionais, organizando toda a oferta existente ao nível do enoturismo, mas também promover o produto Rotas dos Vinhos no exterior.
Acrescente-se que este projeto nasceu da necessidade constatada pelos municípios e pelos agentes de promoção e desenvolvimento turístico, da crise profunda em que se encontravam muitas rotas do vinho, por todo o país. Por isso, esta associação visa desenvolver um trabalho integrado e dinamizador, já que encara o Enoturismo como uma marca de Portugal, com uma grande importância económica, porque não se esgota como produto em si próprio, mas influencia todo o tecido económico, cultural e social.

Direção: Presidente – Jorge Sampaio (Rota da Bairrada); Secretário – Mª Carmo Guilherme (Rota da Península de Setúbal); Tesoureiro – José Arruda (Associação de Municípios Portugueses do Vinho); Vogais: Francisco Carmo (Rotas dos Vinhos de Lisboa) e Mª de Lurdes Vaz (Rota de Vinhos de Colares, Carcavelos e Bucelas)
Conselho Fiscal: Presidente – GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, Ilhas da Terceira e Graciosa; Secretário (Rota do Vinho do Porto); Vogais: Mário Cerqueira (Federação das Confrarias Báquicas do Vinho) e Rota dos Vinhos Verdes Alvarinho
Assembleia Geral: Presidente – Pedro Machado (Turismo do Centro de Portugal); Vogal: Cândido Mendes (Federação do Turismo Rural)
Catarina Cerca