Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Mário João reúne com o homólogo de Lamballe

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro recebeu, no dia 25 de outubro, o seu homólogo da localidade francesa de Lamballe, Loïc Cauret, a propósito da geminação existente entre as duas cidades.
Presentes na reunião estiveram também o Comité de Geminação oliveirense, que incluiu a Vereadora da Educação e Cultura Elsa Pires, assim como o Presidente do Comité de Geminação de Lamballe.
A reunião serviu para definir novos objetivos para os próximos três anos, tendo sido avaliadas as principais ações e atividades desenvolvidas nos últimos meses, no âmbito da geminação. Decidida ficou a participação de uma delegação de artesãos oliveirenses na Feira de Natal de Lamballe, que se vai realizar naquela cidade entre 12 e 14 de dezembro, tendo o autarca francês aproveitado para convidar Elsa Pires a marcar presença no evento. Relativamente aos já habituais intercâmbios escolares, foi definido um interregno durante este ano escolar, que será aproveitado para professores e responsáveis escolares repensarem a atividade, que poderá passar, a partir de 2015/16, por intercâmbios temáticos no âmbito da música, teatro e desporto.
Do programa da visita constou ainda uma visita ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, onde a delegação francesa aproveitou para assistir ao espetáculo de dança contemporânea “Hierarquia das Nuvens”.
Em julho deste ano, e na sequência da sua presença na edição de 2014 da FIACOBA, como tem sido hábito nos últimos anos, o Comité de Geminação de Lamballe esteve na Câmara Municipal para uma reunião com a representação homóloga de Oliveira do Bairro.
No ano passado, em 2013, o 15.º aniversário da geminação foi comemorado em Lamballe, onde esteve presente uma comitiva oliveirense, em representação da Câmara Municipal e do Comité de Geminação, a que se juntaram elementos de algumas associações do concelho.
Há cerca de 16 anos, a 18 de julho de 1998, o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha – França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que criaram laços de fraternidade e amizade fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades.
A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d’Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro.