Assinar


Ciclismo // Desporto  

Bairrada e Malveira mais fortes no início da época em pista

A época nacional de pista de 2015 começou no passado sábado, dia 29, com a disputa do Critério Onofre Tavares, no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia, competição que contou com a participação de cerca de 100 corredores em representação de 30 equipas.
Os corredores competiram em cinco disciplinas, tendo sido atribuídas 31 vitórias, distribuídas pelas diferentes categorias etárias. As equipas que mais se evidenciaram foram a Bairrada, com nove triunfos, pouco menos de um terço do total em disputa, e a Acreditar/AC Malveira, que venceu seis corridas.
O Critério Onofre Tavares homenageou um dos melhores corredores portugueses das décadas de 1940 e 1950, detentor de currículo na estrada e na pista. Desportivamente, lançou a nova temporada e preparou os corredores portugueses para o Troféu Litério Marques, competição internacional que vai realizar-se no Velódromo Nacional, de 19 a 21 de dezembro.
Eis as vitórias dos ciclistas da Bairrada: Corrida por Pontos. Elite: Miguel Amorim. Juniores: José Sousa. Scratch. Elite: Miguel Amorim. Juniores: Ivo Oliveira. Cadetes Femininas: Soraia Silva. Eliminação. Elite: Rui Oliveira. Juniores: Ivo Oliveira. Cadetes Femininas: Soraia Silva. Perseguição Individual. Juniores: Ivo Oliveira.
Após a cerimónia de entrega de prémios, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, acompanhado pelo atual campeão do mundo e europeu, Ivo Oliveira, entregou uma placa alusiva à prova, ao antigo ciclista Onofre Tavares, tendo o homenageando referido: “Estou muito contente em estar aqui, nunca imaginei que Portugal pudesse vir a ter uma pista como esta, e muito menos um campeão do Mundo. É uma honra muito grande, porque o Ivo é quase meu vizinho, ambos residimos no concelho de Vila Nova de Gaia.”
Joaquim Cerca, presidente da Associação Ciclismo de Aveiro, fez um balanço positivo do Critério Onofre Tavares e não se esqueceu de reforçar o convite para a “Gala Associação de Ciclismo de Aveiro”, dia 13 de dezembro, às 16h, na Junta de Freguesia de Sangalhos. “Estão todos convidados, de forma a abrilhantar uma ocasião que será a valorização do trabalho desta época e no fundo de festa.”

Convívio de ex-ciclistas. Horas antes do Critério Onofre Tavares, 131 antigos corredores de todo o país, entre eles antigos vencedores da Volta a Portugal, como Alves Barbosa, Joaquim Andrade, do Sangalhos DC, Mário Silva, FC Porto, e Belmiro Silva, juntaram-se ao almoço, para aquele que foi o 13.º convívio de ex-ciclistas, uma iniciativa que tem sido protagonizada por Manuel Fernandes, ex-corredor do Salgueiros. Foi uma verdadeira parada de estrelas do ciclisno nacional, das décadas de 50 a 80, uma “chama” de ex-campeões nacionais.
Depois a comitiva seguiu para o Velódromo, assistiu às provas e participou nas cerimónicas protocolares, como Alves Barbosa, Mário Silva, Joaquim Andrade, Herculano Oliveira “Andorinha das Penhas”, Joaquim Leite, Delmino Pereira, Herculano Silva, Floriano Mendes, Manuel Petiz, Manuel da Costa, José Pereira, Fernando Simões, Florêncio Silva, Gabriel Azevedo, Paulino Domingues, Alberto Carvalho, Joaquim Santos, Celestino de Oliveira, Joaquim Barreto, Lino Santiago, Carlos Dias, Flávio Henriques, Belmiro Silva, José Mariz, António Oliveira, entre tantos outros, que fizeram a delícia das gerações mais jovens.