Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Hoje são conhecidos os vencedores do concurso escolar José Luciano de Castro

Os trabalhos escolares realizados no âmbito do Concurso Escolar José Luciano de Castro, realizados por alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Secundário dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia, vão ficar patentes nos Paços do Município de Anadia até ao próximo dia 27 de março, podendo a exposição ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30.
O anúncio dos vencedores este Concurso Escolar, promovido pela Câmara Municipal de Anadia, terá lugar mais logo, pelas 17h, pelo que na próxima edição incluiremos uma reportagem completa sobre esta iniciativa.
Este concurso integrou o conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal de Anadia tem vindo a organizar a propósito do centenário da morte do conselheiro, com o intuito de dar a conhecer a figura de José Luciano de Castro, bem como de estimular a curiosidade em torno da ação do estadista e da época histórica em que viveu (1834-1914).
Recorde-se que a autarquia promoveu, desde 2013, cerimónias de homenagem, exposições, edições, e, mais recentemente, um colóquio que reuniu diversos especialistas.
O certame, que decorreu entre 6 de outubro de 2014 e 20 de fevereiro do corrente ano, destinou-se a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Secundário dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.
Nos termos do regulamento, os alunos poderiam concorrer em quatro secções: artes visuais (produção multimédia e projetos fotográficos), escultura e pintura, artes performativas (dança e música) e produções literárias (géneros narrativo e lírico), e cada estabelecimento de ensino teria a possibilidade de apresentar, por cada nível de ensino, um máximo de 10 trabalhos (individuais ou coletivos) em cada uma das referidas secções.

O mesmo documento previa ainda a atribuição de três prémios de 100 euros aos três melhores trabalhos apresentados em cada secção e por categoria, ou seja, um total de 24 prémios de 100 euros cada.