Assinar
Águeda // Bairrada  

Região: Detido suspeito de atear fogo que chegou a Águeda

Foi detido, na segunda-feira, um homem de 60 anos suspeito de atear um incêndio de grandes proporções que atingiu durante vários dias os concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, desempregado, suspeito da prática de um crime de incêndio florestal, que colocou em risco várias habitações.
Segundo a PJ, “o homem terá ateado um fogo com o intuito de limpar um terreno de onde tinha vendido a madeira, apesar de o mesmo terreno ser confinante com uma mancha florestal contínua, com largos hectares de extensão, não o podendo fazer, dadas as condições climatéricas que se faziam sentir”.
O fogo, que rapidamente se propagou aos concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda, consumiu, na quinta-feira, mais de mil hectares de floresta, colocou em perigo inúmeras casas que os bombeiros só a muito custo conseguiram proteger, chegando a estar uma aldeia completamente cercada pelas chamas, o mesmo acontecendo com um grupo de bombeiros aquando do combate.
O incêndio chegou a ser combatido por mais de 400 bombeiros, de várias corporações.
Durante o dia de sábado, devido às condições climatéricas, ocorreu um reacendimento que veio a consumir mais umas centenas de hectares de floresta, tendo voltado a colocar em perigo as populações de diversas aldeias.
O detido, de 60 anos de idade, foi presente às Autoridades Judiciárias, na comarca de Aveiro, tendo sido libertado e sujeito a termo de identidade e residência.