Assinar


Bairrada // Desporto  

Secretário de Estado do Desporto de Timor visita concelho

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto de Timor-Leste, Leovigildo da Costa Hornai, esteve em Anadia, no passado dia 21 de julho, para uma visita às principais infraestruturas desportivas do concelho.
A comitiva timorense, que integrava o presidente da Federação de Ciclismo de Timor-Leste, Ângelo Henriques, foi recebida nos Paços do Município pela edil Teresa Cardoso, tendo estado igualmente presente um representante da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Na ocasião, a edil manifestou a disponibilidade do município para dar a sua colaboração no âmbito do protocolo de cooperação que as duas federações se preparavam para assinar com vista à promoção e desenvolvimento da modalidade.
Os convidados tiveram oportunidade de visitar os principais espaços desportivos municipais onde ocorre a preparação dos ciclistas que, habitualmente, estagiam e competem em Anadia.
O périplo teve início no Anadia Sports Center, uma antiga residência de estudantes que é agora a casa da Academia Nacional de Ciclismo e que permite acolher ciclistas de alto rendimento, portugueses e estrangeiros. Visitaram, em seguida, o Complexo Desportivo de Anadia e os diversos equipamentos que o integram, com destaque para as Piscinas Municipais e para o Pavilhão de Desportos, dirigindo-se, por fim, ao Centro de Alto Rendimento de Anadia, situado em Sangalhos. Aí foi possível ficar a conhecer o velódromo e o conjunto de estruturas ao serviço dos desportistas de elite das modalidades de ciclismo, esgrima, judo, ginástica, trampolins e desportos acrobáticos.
O protocolo de colaboração entre as duas federações de ciclismo foi posteriormente celebrado, a 23 de julho, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa. Tem em vista a implementação, em Timor-Leste, de regras da modalidade, a criação de estruturas e a formação de atletas e de técnicos, devendo, esta última, ocorrer também em solo português, no âmbito da preparação das duas seleções.