Assinar
Anadia // Bairrada  

Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015: “A Bairrada está na moda!”

 

O “Encontro com o Vinho e Sabores 2015”, que decorreu de 11 a 13 de setembro, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, foi um êxito que promoveu, uma vez mais, a marca Bairrada.
Assim, o balanço desta terceira edição, é largamente positivo, sendo já a mais importante mostra de vinhos e gastronomia da região, motivo da presença de muitos visitantes: uns da Bairrada, muitos outros não; uns chegam pela primeira vez; outros tantos repetiram a deslocação a este evento a fim de conhecerem cada vez melhor esta nobre região vinhateira.
Numa organização conjunta, que envolveu a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia e Turismo Centro de Portugal, o certame contou ainda com o apoio da Associação Rota da Bairrada.
À semelhança das duas edições anteriores, a produção do evento coube à Revista de Vinhos, uma vez mais aplaudida quer pelo setor, quer pelos visitantes, estando já a ser desenhada a quarta edição desta iniciativa.

Três dias, muitas iniciativas. Ao longo de três dias foram várias as iniciativas ao dispor de quem visitou o certame e a Bairrada: degustação de vinhos e sabores, provas comentadas, jantares vínicos, visitas a adegas e produtores, participação na entrega de prémios dos concursos de ‘Espumantes Bairrada’ e ‘Cartas de Vinhos Bairrada’, entre outras. Foram três dias de muita agitação, entusiasmo e orgulho para a Bairrada, uma região cada vez mais empenhada em promover-se conjuntamente. Prova disso foi o esforço acrescido dos produtores que, em plena época de vindimas, aderiram e marcaram presença para mostrarem o que de melhor se faz na região.

Repto à descida do IVA. Na sexta-feira, a visita inaugural contou com a presença de José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura que felicitou o trabalho que tem vindo a ser realizado pela CV Bairrada, na dinamização do setor vitivinícola.
E se na área das exportações este setor tem crescido de uma forma sustentada, José Diogo Albuquerque diz ser necessário fazer mais ao nível do mercado interno, sendo este tipo de iniciativas um bom exemplo do trabalho a desenvolver e que deve ser persistente.
Na ocasião e aproveitando a presença do representante do governo, José Pedro Soares, presidente da CV Bairrada, lançou um repto à tutela: que o IVA desça dos 23% para os 13% para espumante produzido com uvas criadas localmente. Um incentivo, diz, ao setor e à região que é a mais forte na produção deste néctar (65%) a nível nacional.
Aos presentes afirmou ainda que “nos últimos anos, têm sido várias as conquistas alcançadas e hoje vive-se um renascer de uma região que, há bem pouco tempo, muitos consideravam como perdida e que era injustamente desmerecida”.
“Os prémios conquistados, os destaques nacionais e internacionais dos nossos produtos e a forma como hoje a Efervescência Bairradina é acolhida por todos os que acompanham atentamente o setor, demonstram de forma cabal que o caminho só pode ser o da união em torno da Região, mesmo quando o consenso não é totalmente possível”, avançou.
Para José Pedro Soares, a Bairrada assume atualmente, em termos vitivinícolas, um lugar de destaque no mapa económico e cultural de Portugal. “Podemos mesmo afirmar, sem falsos pretensiosismos, que a Bairrada está na moda!”.

Qualidade, excelência e diferenciação. Por sua vez, a edil anadiense Teresa Cardoso, destacou a importância e o contributo deste encontro para a divulgação e reforço do setor vitivinícola e hoteleiro da Bairrada.
A presidente do município de Anadia destacou também o sucesso alcançado pelos vitivinicultores de Anadia e da região na demanda da qualidade, da excelência, da diferença e da perfeição dos vinhos Bairrada.
A edil realçaria, por isso, o projeto “Baga Bairrada” que aposta na qualidade, na especificidade e na diferenciação, “piscando o olho ao mercado externo, mas sem negligenciar, como é óbvio, o fiel consumidor nacional, pois a este a região deve o título de maior produtora de espumante.” Paralelamente, falaria do “Plano de Ação para a Viticultura Bairradina”, um documento fundamental para o futuro da região, frisando a importância da proposta de criação de um Centro de Investigação de Espumantes na centenária Estação Vitivinícola da Bairrada. “A criação deste polo de investigação não só permitirá desenvolver a qualidade dos nossos espumantes, como também contribuirá para conferir uma nova vida à Estação Vitivinícola, na qual a administração central tem desinvestido de forma clara.”
Um projeto que diz unir a região e todas as entidades que têm uma palavra a dizer neste domínio: a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Rota da Bairrada, os oito municípios cujos territórios dão forma à Bairrada e as Universidades de Coimbra e de Aveiro.
Ao secretário de Estado, voltaria a reclamar um nó de acesso à autoestrada A1, no limite entre os concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro: “a inexistência deste nó tem imposto graves limitações às estratégias de desenvolvimento do nosso concelho. Vimos tentando contrariar estes obstáculos, mas não podemos também deixar de tentar eliminá-los, demonstrando às entidades responsáveis a pertinência desta nossa reivindicação.”

Mais dois espumantes no projeto Baga Bairrada. O Encontro com o Vinho e Sabores 2015 foi o palco escolhido pelas Caves da Montanha e pelas Caves Primavera para apresentarem os seus espumantes com a chancela ‘Baga Bairrada’, um projeto promovido pela CV Bairrada que levava já mais de dois anos de trabalho e que viu, em julho deste ano, o surgimento dos seus primeiros cinco produtos. No que toca às novidades, são ambos brancos e 100% Baga: ‘Montanha Grande Cuvée Baga-Bairrada Super Reserva 2009’ e o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto 2013’, vencedor na categoria de “espumantes brancos da casta Baga”, no Concurso de Espumantes Bairrada 2015, que se realizou a propósito do evento (ver caixa).
“Trata-se de um projeto que pretende, acima de tudo, destacar a diferença e a qualidade superior dos espumantes produzidos na Bairrada, valorizando assim a produção de uvas na região e toda a atividade económica associada a essa produção, ou seja, tendo como princípio base a grande preocupação de uma denominação de origem. A Bairrada sempre produziu – e produz – grandes espumantes; os produtores da Bairrada detêm agora mais uma forma de competir num mercado cada vez mais globalizado, que valoriza os produtos diferenciados e de qualidade”, explica Pedro Soares, de forma resumida, o projeto Baga Bairrada.

Próximos eventos

A 12 de fevereiro de 2016, o Velódromo Nacional será palco para a gala “Os Melhores do Ano” da “Revista de Vinhos”, publicação a quem coube a organização do presente encontro.
Mais tarde, de 5 a 8 de maio, será a vez de o Museu do Vinho Bairrada receber o “Portugal Wine Trophy 2016”, um evento que unirá Anadia (e Portugal) às cidades de Daejeon, na Coreia do Sul, e de Berlim, na Alemanha, que têm também os seus próprios certames.

 

Catarina Cerca