Assinar
Anadia // Bairrada  

Grande Medalha de Ouro para espumante “Lopo de Freitas” branco 2010

Durante o Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, que decorreu de 11 a 13 de setembro, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, foram promovidos dois concursos: o ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ e o ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’.
No que toca aos espumantes, a Grande Medalha de Ouro foi arrecadada pelo ‘Lopo de Freitas branco 2010’ das Caves do Solar de São Domingos. Seguiram-se as medalhas de ouro, cinco, em três categorias. ‘Quinta dos Abibes branco 2011’, do produtor com o mesmo nome, foi o melhor espumante com estágio até 24 meses, sendo ainda destacados nesta categoria o ‘Marquês de Marialva branco 2014’ (Adega de Cantanhede) e o ‘Messias Grand Cuvée branco 2012’ (Caves Messias).
Na categoria de espumantes com estágio igual ou superior a dois anos foram atribuídas três medalhas de ouro: ‘Grande Borga branco 2010’ (Campolargo), o ‘Montanha Real Grande Reserva branco 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Rama Special Cuvée Blanc de Blancs branco 2011’ (J. Rama), sendo de destacar o facto de ‘Lopo de Feitas’ também se inserir nesta categoria. Baga, a casta bandeira da região levou a concurso vários espumantes tendo-se destacado, com ouro, o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto branco 2013’, lançado precisamente no evento.
Na ocasião, Alexandrino Amorim, das Caves Solar de São Domingos, diria ser “um enorme motivo de orgulho o prémio que recebemos. É um Lopo de Freitas, um espumante que fazemos há dez anos, sempre com altíssimo nível. Já no ano passado, foi reconhecido em Lisboa, e agora aqui.”