Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Padroeiro da cidade celebrado com viagem no tempo

Oliveira do Bairro celebrou no passado fim de semana as Festas da Cidade e o seu Padroeiro, S. Miguel, num evento único de celebração religiosa e recriação histórica, à época medieval, que se realizou pela primeira vez na capital do concelho.
Durante todo o dia de sábado e domingo, a zona envolvente à Igreja Matriz de Oliveira do Bairro fervilhou de atividades, de animação, teatro e música, com vários momentos que recriaram episódios medievais, tendo como “pano de fundo” a história de S. Miguel Arcanjo. Arruadas, cortejos, torneios de armas, danças, concertos de música da época, corridas de carroças ou espetáculo de malabares de fogo e pirotecnia, foram apenas algumas das atividades que a prestigiada companhia de teatro Viv’Arte, com sede no concelho de Oliveira do Bairro, desenvolveu ao longo dos dois dias de festa.

Viagem. O espaço onde decorreu esta “viagem no tempo” contou com uma zona de restauração, artesãos, vendedores ambulantes e venda de produtos agrícolas, para além de um parque de jogos medievais, entre outros locais onde iam acontecendo de forma aparentemente espontânea várias animações e recriações históricas que fizeram as delícias dos mais novos mas também de todos quantos se deslocaram a Oliveira do Bairro durante o fim de semana.

Procissão. Um dos pontos altos das festividades foi a procissão em honra de S. Miguel Arcanjo, no seguimento da celebração da eucaristia na Igreja Matriz, que juntou um considerável número de pessoas. Na frente da procissão seguiu a Banda Filarmónica da Mamarrosa, que abriu caminho para os vários andores em honra de S. Miguel e para os crentes liderados pelo Padre Leonel, que encerrava o cortejo. Pelo meio, seguiu também um grupo significativo de pessoas vestidas à época medieval, pertencentes à Companhia Viv’Arte, que faziam a ligação entre o caráter mais religioso e a recriação histórica.
As Festas da Cidade – Padroeiro S. Miguel, registam de forma muito positiva as parcerias e sinergias criadas e desenvolvidas entre a Comissão Fabriqueira de Oliveira do Bairro, Confrarias de S. Miguel e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, numa aposta na diversidade da oferta cultural e turística do Município e na promoção da sua cultura e tradições.