Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Autarquia oliveirense apresenta geoportal

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro apresentou, no passado dia 30 de outubro, a sua nova plataforma de informação geográfica “Geoportal – Oliveira do Bairro”, disponível através do site da autarquia em www.cm-olb.pt.
A iniciativa, dirigida a empresas de construção civil, gabinetes técnicos, topógrafos, engenheiros civis, estudantes e população em geral, serviu para apresentar os serviços e ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica), disponibilizadas pelo “Geoportal – Oliveira do Bairro”, e para o esclarecimento de dúvidas colocadas pelo público presente.
A nova versão desta plataforma apresenta novidades como a visualização do local com acesso direto ao Google Street View, a possibilidade de alterar o sistema de referência a visualizar, obtenção e inserção de coordenadas no sistema de referência pretendido, adicionar desenhos e anotações, guardar e abrir o projeto que está a ser realizado ou ainda alterar a visualização dos separadores de ferramentas e das layers, entre outros. Neste momento, a autarquia está a estudar a disponibilização dos mesmos serviços de forma otimizada para tablets e smartphones.
Para a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, esta é mais uma ferramenta desenvolvida no âmbito da sua modernização administrativa, implementada no sentido da desmaterialização de processos que tem por objetivo simplificar, e aproximar, a relação entre a autarquia e os seus munícipes.
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são hoje um dos principais pilares na modernização administrativa das autarquias, intervindo em múltiplas áreas, que se revelam vitais para uma melhor gestão e planeamento do território, dando assim impulso ao desenvolvimento municipal.
Os SIG são um potenciador de sinergias entre os diversos serviços municipais, o que se reflete, em última instância, numa melhor prestação de serviço público ao cidadão, promovendo uma melhoria na qualidade de vida das populações.