Assinar


Anadia // Bairrada // Mealhada  

Filme rodado no Buçaco e Curia traz Gérard Depardieu à região

O Buçaco e a Curia serão o cenário integral do filme “E atrás de mim uma gaiola vazia”, protagonizado pelo célebre ator francês Gérard Depardieu, cujas gravações estão marcadas para janeiro e fevereiro próximos. Trata-se de mais uma produção da Leopardo Filmes, com a mão da reconhecida realizadora Fanny Ardant.
“Et derrière moi une cage vide” (E atrás de mim uma gaiola vazia) é uma co produção luso-francesa, produzida por Paulo Branco, em nome da Leopardo Filmes e da Alfama Films. O JB soube que o filme será integralmente rodado no Palace Hotel do Buçaco e na Mata Nacional, assim como no Palace Hotel da Curia, com gravações de 4 de janeiro a 6 de fevereiro.
Na próxima segunda-feira, dia 28 de dezembro, será realizado um casting para figurantes, na Biblioteca da Mealhada.
Para além de Gérard Depardieu, o filme conta no elenco com Emanuelle Seignier (atriz francesa, casada com o diretor polaco Roman Polanski), Alexis Maretti, François Challot, Xavier Maly, Tudor Istodor, Luna Piccoli-Truffaut e Paul Hamy.
Trata-se da terceira longa-metragem realizada pela consagrada atriz francesa Fanny Ardant e a segunda integralmente filmada em Portugal. “E atrás de mim uma gaiola vazia”, cujo título é retirado do poema do russo Ossip Mandelstam sobre os seus anos de cativeiro na Sibéria, por ordem de Stalin, surge a partir do romance “Le divan de Staline”, de Jean-Daniel Baltassat
O filme, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, Fundação Mata do Buçaco e dos Hotéis Alexandre de Almeida, aborda uma das figuras centrais da história mundial, Josef Stalin, interpretado por outra figura “bigger than life”, Gérard Depardieu, sob uma perspetiva freudiana e intimista.
A direção da fotografia está a cargo do galardoado francês Renato Berta.
João Paulo Teles