Assinar
Anadia // Bairrada  

PRÉMIOS W 2015: Bairrada vence em quatro categorias

Foram já divulgados os vencedores dos ‘Prémios W 2015’, iniciativa promovida pelo enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho. A Bairrada está de parabéns, ao vencer em quatro das 25 categorias a concurso.
O grande destaque vai para o facto da Denominação de Origem (DO) Bairrada ter ganho na sua categoria. Como Aníbal Coutinho refere, “a jovem liderança da CVR meteu mãos à obra e, contra as sérias dificuldades de uma incipiente quota de mercado e de uma crença do consumidor que imagina os seus vinhos como difíceis e envelhecidos, gerou eventos para o grande público e apostou na criação de um novo espumante, Baga-Bairrada, de método clássico à base da casta tinta Baga, inspirado no conceito champanhês de Blanc de Noirs”, acrescentando que a “Bairrada amplificou, em 2015, a sua força nos espumantes de qualidade e começa a convencer um público mais informado, com os vinhos tranquilos, de boa guarda mas igual prazer imediato, nas mesas de 2016.”
Assim, está também de parabéns Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (na foto), que embora não tenha vencido na categoria para a qual estava nomeado ‘Personalidade do Ano’, é o grande mentor e responsável por esta revolução que a Bairrada está a viver.
Aliás, José Pedro Soares conseguiu “conduzir a sua região vinhateira a uma exposição mediática que trará resultados no mercado doméstico e na exportação, ao apostar no fortalecimento da produção de espumante pelo método clássico com a liderança da casta tinta Baga, assinando a ampliação da DOC ao novo espumante Baga Bairrada, já presente nas prateleiras mais esclarecidas”.
Ainda entre portas, o destaque vai também para mais um prémio conquistado pelo Restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada. Venceu na categoria de “Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante e Rua”. Segundo Aníbal Coutinho “o Rei dos Leitões, renovado há cerca de quatro anos por Paulo Rodrigues e Licínia Ferreira, destaca-se como um restaurante desenhado para o vinho. Não sou o primeiro a reconhecer a excelência do serviço e da oferta de vinhos do Rei dos Leitões e não serei o último. Sobretudo se mantiverem uma política de preços tão sensata. Para quem não gosta de leitão, entre neste restaurante vínico e peça robalo”, recomenda o enólogo na sua newsletter.
Também premiada como Melhor Loja de Vinhos está a Garrafeira 5 Estrelas, de Aveiro. “Na Garrafeira 5 Estrelas encontra-se competência, conhecimento, aconselhamento e muito amor pelo vinho. Para além de portefólio nacional completo. Chega aos inúmeros clientes com excelente oferta online que complementa a compra na Garrafeira, onde a quantidade de eventos é assinalável, para contentamento dos enófilos. Muito ativas no Facebook, sempre atualizadas e presentes nos grandes eventos, as manas Paralta traçam um caminho de futuro em terra de ganhadores.”
Na Bairrada, destaque ainda para o vinho branco tranquilo Avô Fausto, da Quinta das Bágeiras. Um DO Bairrada 2014 que venceu na categoria “Melhor Vinho Tranquilo Branco de Calendário”.
Como sublinha o crítico e enólogo, “o final de 2015 não foi feliz na Quinta das Bágeiras. O proprietário e criador de vinhos, Mário Sérgio Nuno viu partir o Bernardo, seu braço-direito. Todos sentimos a sua falta. Juntos ainda tiraram de barricas e tonéis o produto de vinhas velhas que deu origem a este vinho branco de grande personalidade e consenso. O Avô Fausto e o Bernardo estarão satisfeitos com este Prémio W.”
Os ‘Prémios W’ surgem na sequência do trabalho que Aníbal Coutinho tem vindo a desenvolver há mais de uma década, dando a conhecer o que de melhor se faz nas várias áreas do setor vitivinícola nacional, através do seu site pessoal: www.w-anibal.com.