Assinar


Bairrada // Mealhada  

Novo Posto de Turismo e Loja promovem Maravilhas da Mealhada

O novo Posto de Turismo e Loja das 4 Maravilhas da Mealhada foi inaugurado na passada sexta-feira e já se encontra aberto ao público, diariamente, tendo como missão apoiar e fomentar o turismo no concelho, bem como divulgar a marca concelhia que reúne o pão, água, vinho e leitão.
Este novo equipamento, localizado junto ao Parque da Cidade, é um edifício construído de raiz, cujo investimento foi de 680 mil euros, apoiado por fundos comunitários. Na inauguração, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, acompanhado por Isabel Damasceno, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e por Filomena Pinheiro, da Turismo Centro de Portugal, destacou que este novo espaço “estabelece a ligação entre património natural e gastronómico do município” para além de “afirmar a marca 4 Maravilhas da Mealhada”.
Referindo-se à morosidade da obra e aos atrasos na justiça para a sua construção, nomeadamente com a aquisição de terrenos, o autarca exclamou que “tudo está bem quando acaba bem”, permitindo agora aos visitantes “obter toda a informação turística neste edifício, que acaba por ser uma extensão do Parque da Cidade”.
Recorrendo à mostra de produtos locais em exposição e a vídeos promocionais com ênfase para a Mata do Buçaco e outros atrativos locais, este moderno edifício é constituído pela sala principal de atendimento e receção ao público, gabinete, instalações sanitárias e arrumos. A sala principal focaliza a promoção e divulgação turística, com informação relativa ao património, hotelaria e riquezas naturais do concelho, mas tem também áreas específicas para as 4 Maravilhas da Mealhada. A água e o vinho têm mesmo uma área de venda, já o pão e o leitão, não sendo possível ter à venda, estão presentes em diversos materiais de merchandising e até em objetos de artesanato.
O Posto de Turismo está equipado com a mesa interativa da Aplicação Município de Mealhada. Nesta mesa, o visitante pode navegar pelo concelho através das diversas informações constantes na aplicação: da agenda cultural às notícias, da informação relativa às 4 Maravilhas, nomeadamente aos locais onde se podem adquirir e degustar, aos pontos de maior interesse turístico do concelho. Esta aplicação está disponível para smartphones (Android, IOS e Microsfot phone).
O Posto de Turismo tem horário de funcionamento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, mantendo o mesmo horário ao fim de semana, com exceção da hora de almoço, que decorre entre as 13h e as 14h.
João Paulo Teles