Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Alunos do 1.º CEB reunidos em assembleia

“Anadia para todos” foi o mote para mais uma sessão da Assembleia dos Alunos, que reuniu, no passado dia 16, no Salão Nobre dos Paços do Município de Anadia, crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
Organizada pela Câmara Municipal de Anadia, esta 9.ª edição juntou 14 alunos em representação de sete estabelecimentos de ensino, que tiveram oportunidade de partilhar o trabalho realizado pela sua escola em torno de subtemas propostos pela autarquia.
Como habitualmente, as crianças tiveram uma manhã ocupada com atividades realizadas na Biblioteca Municipal de Anadia, ficando reservada para a tarde, após o almoço no Centro Escolar de Arcos, a reunião da assembleia.
Após os cumprimentos de boas-vindas, a reunião arrancou com a exposição a cargo dos alunos do Centro Escolar de Avelãs de Cima/Avelãs de Caminho, que se centraram em questões relacionadas com a toponímia. A valentia e os feitos do soldado anadiense Manuel Ribeiro, no Bailundo, no início do século XX, foram relatados pela EB 1 de V.N. Monsarros, enquanto a EB 1 de Tamengos dedicou a sua atenção à história das Termas da Curia. Seguiu-se o Centro Escolar de Sangalhos, que traçou a biografia de José Cid, revelando momentos marcantes da sua vida pessoal e da sua carreira. As EB1 da Poutena e de Aguim optaram por explicar os topónimos das respetivas localidades, recordando tradições e factos históricos associados. Por fim, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, de Famalicão, apresentou o estudo que dedicou às Termas da Curia e às Termas de Vale da Mó, e fechou com uma canção sobre Anadia.
Na ocasião, a edil Teresa Cardoso, e os representantes do Agrupamento de Escolas de Anadia e do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Jorge Humberto e Idalina Faneca, elogiaram o trabalho realizado pelas sete escolas, agradecendo a partilha do saber e o empenho posto na realização dos trabalhos.