Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Banda da Mamarrosa recebe no dia 25 de abril diploma de mérito

O município de Oliveira do Bairro vai celebrar o 42.º aniversário do 25 de Abril de 1974, com um programa, delineado pela Assembleia Municipal, que contará com vários momentos de evocação e homenagem no âmbito da efeméride, tendo como ponto alto a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, que se vai realizar às 11h no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No decorrer do programa será atribuído, pelo Município, o Diploma de Mérito e Reconhecimento à Banda Filarmónica da Mamarrosa, que este ano comemora o seu centésimo aniversário.
Ainda a propósito desta efeméride, o Quartel das Artes Dr. Alípio Sol tem agendado na sua programação o espetáculo “Canto de intervenção em Portugal e no Mundo”, a realizar no dia 23 de abril, que contará com música ao vivo, narração, momentos de poesia e projeção de imagens, onde será percorrida a história do Canto de Intervenção em Portugal (com temas de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, José Mário Branco e muito mais) e noutras partes do mundo, contextualizando o papel dos cantautores na música e na sociedade.

Programa
9h15 – Concentração junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar na Av.ª Dr. Abílio Pereira Pinto.
9h30 – Cerimónia de homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar, com a presença do Major General Idílio Freire, com os seguintes momentos: receção às entidades oficiais; honras militares à alta entidade; evocação dos combatentes mortos em combate; deposição de coroa de flores pelas associações do concelho aderentes ao evento; deposição de coroa de flores pela alta entidade; homenagem aos mortos do ultramar; alocução pelo presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Oliveira do Bairro; alocução pelo Major General Idílio Oliveira Freire e alocução de encerramento pelo Presidente da Câmara Municipal; audição do hino da Liga dos Combatentes.
10h – Desfile pela Av.ª Dr. Abílio Pereira Pinto em direção à Rua Cândido dos Reis, entrada na Alameda da Cidade até ao Espaço Bairrada, entrando na Rua Manuel Simões Barata, em direção ao edifício dos Paços do Concelho, com a participação da Banda Filarmónica da Mamarrosa.
10h30 – Hastear das bandeiras, no exterior do edifício dos Paços do Concelho.
10h45 – Momento cultural a cargo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.
11h – Sessão solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre, seguida de momento cultural a cargo do IPB e do IPSB.
12h15 – Atribuição de diploma de mérito e reconhecimento à Banda Filarmónica da Mamarrosa pela comemoração do seu centenário.
12h30 – Espumante de Honra