Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Museu do Rádio em Bustos já tem anteprojeto aprovado

museu radio bustos

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou por unanimidade, na reunião de câmara realizada na última quinta-feira, o anteprojeto de arquitetura do Museu do Rádio que será construído na antiga Escola Primária de Bustos. O Museu receberá mais de mil rádios que serão cedidos pela família de Manuel Silva, que é detentor da maior coleção de rádios em Portugal.
Recorde-se que Manuel Silva nasceu em 1930, residiu em Bustos, e atualmente mora no vizinho concelho de Vagos. Foi comerciante e técnico de rádios que por volta de 1950, começou a colecionar, ficando com os rádios velhos dos clientes que iam comprar um novo. Hoje conta com mais de 1500 exemplares. Ao longo dos anos, Manuel Silva acalentou o sonho de criar um Museu do Rádio, onde pudesse expor todos aqueles rádios que fazem a história da rádio, elemento fundamental na comunicação entre os povos e, até 1957, uns dos poucos meios de comunicação em Portugal.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, o Museu será instalado na antiga Escola Primária, que sofrerá obras de ampliação para o lado do Parque de Bustos.
Segundo o autarca, o novo espaço, a ser construído, terá cerca de 270 m2 de área, sendo que a antiga escola servirá para albergar as reservas, ou seja, restante espólio que não estará em exposição. “Estamos a falar de áreas que não são muito grandes, mas achamos que será uma forma de dar uma nova vida ao centro de Bustos”, afirmou Mário João Oliveira, sublinhando que o espaço “irá de encontro às pretensões da família de Manuel Silva.
O edil oliveirense explicou ainda que, “apesar de já existir o Museu Nacional do Rádio, o museu que vai ser construído em Bustos, em termos de conteúdo, exemplares e de história, não se ficará atrás do que já existe no Museu Nacional”.
Já o vereador do CDS/PP, Paulo Caiado, deu a conhecer que em breve apresentará, em reunião de câmara, uma proposta no sentido da atribuição do nome de Manuel Silva ao Museu do Rádio. “À semelhança do que aconteceu com o Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, irei propor que o museu se passe a chamar Museu do Rádio Manuel Silva”. Ao que Mário João Oliveira respondeu: “sobre a denominação, temos algumas ideias, pelo que a seu tempo traremos ao executivo propostas para o seu nome”.
Já o vereador António Mota disse ter ficado “comovido com a estratégia” de Paulo Caiado em indicar o nome para o futuro patrono.