Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Rota Pedestre da Murta vence orçamento participativo da Junta de Freguesia

rota pedestre murta

A Rota Pedestre da Murta é a grande vencedora do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro. As urnas encerraram no último domingo e a proposta recebeu 136 votos. A proposta é dinamizada por um grupo de amigos da Murta que propôs a criação de percursos pedestres nas marinhas de arroz, localizadas no lugar da Murta. A proposta será agora executada pela Junta de Freguesia e terá 5 mil euros para ser implementada.
Segundo os autores da proposta, “pretende-se com estes percursos revitalizar algumas das enormes potencialidades do património natural e cultural do concelho, contribuindo também para a divulgação do artesanato e gastronomia locais”. “Nestes percursos, os visitantes poderão usufruir de paisagens soberbas, como fauna e flora abundantes.”
Este será o primeiro percurso pedestre a ser homologado no concelho de Oliveira do Bairro. Nos traçados, com 6.8 km, serão privilegiados os caminhos rurais e introduzidas zonas estratégicas de descanso com respetivos contentores para lixo. Serão ainda incluídas atividades de geocaching.

Satisfação. O presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, Márcio Oliveira, já disse estar satisfeito “com a participação maciça da comunidade oliveirense, que, através do seu voto, se mobilizou num verdadeiro movimento de cidadania em torno das causas públicas e privilegiando as políticas de proximidade”, destacando os 762 votantes que “fizeram questão de participar nesta iniciativa que, no concelho de Oliveira do Bairro, é inovadora e cujo conceito era ainda do desconhecimento de muitos cidadãos”.
Na página da Rota Pedestre da Murta, Vitor Costa, um dos responsáveis pelo projeto, agradeceu à equipa, Alice “Sabino”, Luisa Abrantes, Marta Reis, Hélder Neves, Victor Conceição, Antonio Matos e José Santos, e às pessoas que “votaram em nós”, expressando “o sentimento de alegria pela participação dos oliveirenses”.

Resultados

1.º – “Rota Pedestre da Murta”, 136 votos; 2.º – “Bombeiros melhor equipados”, 111 votos; 3.º – “Aquisição de mobiliário para mediateca – Polo escolar de Vila Verde”, 99 votos; 4.º – “Aquisição de equipamento para recreio escolar da Escola Básica de Oliveira do Bairro”, 71 votos; 5º – “Criação de um Banco de produtos de apoio a pessoas com mobilidade reduzida e comprovada carência económica”, 69 votos; 6.º – “Polo Museu de Oliveira do Bairro”, 65 votos; 7.º – “Requalificação do Parque da Canhota”, 49 votos; 8º – “Mini Jogos Sem Fronteiras”, 44 votos; 9º – “Caminhada mais divertida do Planeta”, 40 votos; 10.º – “Homenagem aos benfeitores da comunidade Vila Verdense”, 36 votos e 11.º – “10 concertos em 10 aldeias/lugares da Freguesia de Oliveira do Bairro”, 31 votos.