Assinar


Bairrada // Sangalhos  

1.ª Feira de Artesanato e Sabores pela mão da Associação das Geminações

A vila de Sangalhos vai ser palco, no dia 10 de julho, da 1.ª Feira de Artesanato e Sabores de Sangalhos.
A iniciativa está a ser organizada pela Associação das Geminações da Vila de Sangalhos (AGVS) e insere-se no âmbito da visita da comitiva francesa de La Chaize le Vicomte a Sangalhos.
A iniciativa, inédita na freguesia, vai decorrer entre as 10 e as 24h, no espaço anexo à Junta de Freguesia, na Rua Dr.º Seabra Dinis.
De acordo com Silvana Marques, da Associação das Geminações da Vila de Sangalhos, as expetativas são grandes, uma vez que tem havido uma forte adesão de artesãos, muitos oriundos de outras zonas do país, a esta 1.ª Feira. “Uma feira de artesanato que pensávamos ser pequenina, está a tomar uma proporção que jamais pensávamos tomar”, disse.
Por outro lado, a organização desta 1.ª Feira de Artesanato e Sabores visa ajudar à promoção, potencialização e amostragem das vertentes tradicional e criativa do artesanato existente no concelho de Anadia, bem como a nível nacional. Por outro lado, Silvana Marques destaca que poderá ser uma forma de “chamar a atenção e estimular a camada mais jovem da população para que valorize e se dedique ao artesanato, pela importância económica e social que tem”, quer a nível local, regional quer, ainda, a nível nacional e internacional.
No local haverá ainda tasquinhas de associações do concelho de Anadia e zonas de restauração para que os visitantes que queiram possam almoçar, jantar ou degustar algumas iguarias da região.
Podem participar neste certame artesãos a título individual, em representação de Câmaras Municipais, Regiões de Turismo, Centros de Artesanato e/ou Associações de Artesãos, desde que apresentem artesanato genuíno, e representativo da sua região. Poderão, ainda, participar quaisquer outras entidades, a definir pela organização desde que, de algum modo, possam enriquecer as finalidades da Feira.
As inscrições dos artesãos devem ser feitas por email: agvsangalhos2013@gmail.com.