Assinar


Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Movimento cívico em defesa do IPSB pede ajuda ao secretário de Estado da Energia

manifestacao ipsb

O movimento cívico IPSB – Projeto de uma Comunidade manifestou-se, na última sexta-feira, momentos antes da inauguração da ExpoBairrada, no Espaço Inovação em Vila Verde. Foram ouvidos pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches, que se fazia acompanhar pelo presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, respetivamente Mário João Oliveira e Cristóvão Batista.
Durante a sessão solene de abertura da ExpoBairrada, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, apelou ao secretário de Estado da Energia “para uma causa que a todos nos move e que para nós oliveirenses é uma causa maior”. “Refiro-me ao Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB), estabelecimento de ensino com contrato de associação estabelecido com o Ministério da Educação que vê a sua sobrevivência em risco se as recentes medidas anunciadas pelo governo se concretizarem.” “Este Instituto esteve sempre ao lado dos diversos governos, procurando dar resposta a alunos cujas escolas públicas não tinham capacidade de os albergar. Ricos ou pobres, com maior ou menor capacidade, transmitindo-lhes ensinamentos e valores muito para além dos que vêm nos manuais”, acrescentou o autarca, afirmando que “acreditamos na Escola Pública do concelho, mas também acreditamos no IPSB. Na sua coexistência apenas encontramos vantagens para a Educação”. “E acredite que sempre olhámos para a Educação como a base para uma verdadeira mudança cultural”, disse o autarca.
Por seu lado, o secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches, prometeu que iria transmitir aos seus colegas as preocupações do autarca de Oliveira do Bairro, prometendo “encontrar a melhor solução para que tenha achado que a minha vinda tenha sido útil”.