Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Smoke The Fire da ESOB na final de concurso de ciência espanhol

smoke_fire_esobO projeto “Smoke The Fire”, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, concorreu ao “Ciencia en Acción XVII”, um concurso de ciência para alunos do ensino secundário de países de língua espanhola e portuguesa, e viu o seu trabalho ser reconhecido ao ser selecionado para a final deste evento que irá decorrer em Algeciras (Cádiz), Espanha, de 7 a 9 de outubro de 2016. Estarão representados cerca de 150 projetos de várias áreas da ciência de diversos países, concorrendo o projeto na modalidade de “Ciência e Tecnologia” juntamente com outros 13 projetos, sendo o único portugês nesta modalidade.
Após a sua participação na Mostra Nacional de Ciência, o projeto foi convidado pela Associação Juvenil de Ciência a participar no “Youth Science Meeting”, encontro de ciência internacional que irá decorrer em Lisboa de 24 a 31 de julho e onde os alunos irão apresentar o seu projeto ao público presente no encontro.
O projeto “Smoke The Fire” foi desenvolvido pelos alunos Diogo Albuquerque, Samuel Santos, Vitaliy Davydovych e Gabriel Marques do 11.º B e coordenado pelo professor Joaquim Almeida. Ao longo do ano letivo, este grupo da Escola Secundária de Oliveira do Bairro desenvolveu o projeto com o intuito de proteger a saúde biológica das florestas e ajudar os bombeiros no combate aos incêndios, promovendo assim a proteção de habitats, vidas humanas e animais, através da conceção de um dispositivo detector de fumo a ser colocado no topo das árvores e postes de eletricidade.
O projeto viu o seu trabalho ser recompensado com estas participações, gerando motivação e vontade de continuar a trabalhar.