Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Cidade regressa, dia 30, à Idade Média

festas_cidade_oliveira_do_bairro

As Festas da Cidade de Oliveira do Bairro regressam nos próximos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, num evento que pretende recriar, à época da Idade Média, os festejos em honra de S. Miguel, padroeiro da cidade e da freguesia.
Do vasto programa da iniciativa, destacam-se as recriações históricas e reconstituições à época, bem como concertos de música medieval, dança, artes performativas diversas, entre outras animações. Destaque também para o Concerto de Música Antiga à Época Medieval dos Ensemble Vox Angelis, que terá lugar na sexta-feira, dia 30 de setembro, às 21h30, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, cuja receita (os bilhetes têm um valor de 6 euros) reverte a favor das obras da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro.
O espaço da celebração, junto à Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, englobará uma zona de restauração, artesãos, vendedores ambulantes e venda de produtos agrícolas e um parque de jogos medievais. A componente religiosa será igualmente parte integrante dos festejos, com a celebração de eucaristia, seguida de procissão em honra de S. Miguel, no domingo, dia 2, pelas 16h, sendo este um dos pontos altos da iniciativa. As festividades vão estender-se para a Rua Conde Ferreira, que estará encerrada ao trânsito no troço compreendido entre o início do edifício da Câmara Municipal (para quem entra na cidade) e a Rua Cândido dos Reis, assim como a sua ligação para a Rua Tavares de Castro.
O programa das festividades começa na sexta-feira, dia 30, às 19h, com a “Abertura do mercado e arruada Musical”, convidando os visitantes a jantar nas várias tasquinhas. Às 21h30 o Quartel das Artes Dr. Alípio Sol acolhe o Concerto de Música Antiga.
No sábado, a animação começa com uma “Arruada pelos lugares da Freguesia”, anunciando a abertura do Mercado para as 10h. À tarde, a animação vai começar às 15h.
No domingo, a animação começa logo às 10h, com a “Abertura e arruada pelas ruas do mercado”. À tarde, pelas 15h, repete-se a “Oficina de Caligrafia” e às 16h é hora da Celebração Eucarística, na Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, que precede a Procissão em honra de São Miguel Arcanjo, um dos momentos altos do programa.

Organização. A organização das Festas da Cidade – Padroeiro S. Miguel é da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em parceria com a Comissão Fabriqueira de Oliveira do Bairro e as Confrarias de S. Miguel, sendo uma aposta na diversidade da oferta cultural e turística do Município e na promoção da sua cultura e tradições.