Assinar


Águeda // Bairrada  

Maior fabricante de bicicletas asiático instala-se em Águeda

fabricante_bicicletas

O Município de Águeda e a FJ Bikes Europe assinaram, no passado dia 2 de setembro, o contrato-promessa de compra e venda de um lote no Parque Empresarial do Casarão (PEC-Águeda), concretizando assim a fixação do maior fabricante de bicicletas asiático neste concelho.

A referida empresa pretende construir uma unidade industrial para fabrico de bicicletas de gama média/alta e bicicletas elétricas destinadas ao mercado Europeu e dos Estados Unidos da América. A execução deste projeto, cujo investimento ronda os 8,2 milhões de euros, prevê criar cerca de 100 postos de trabalho, numa primeira fase, um número bastante significativo no contexto atual do desemprego tanto a nível nacional como local.
Na ocasião, Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “o executivo municipal e os colaboradores da autarquia têm motivos para sentir orgulho pela concretização deste importante projeto para o concelho e para o país, que exigiu um grande esforço por parte de todos”. O autarca mencionou que “este investimento surgiu numa deslocação a Taiwan, onde se reforçou o projeto ‘Bike Valley Portugal’, e que irá trazer sinergias positivas com as empresas aguedenses do setor da indústria de duas rodas, melhorando a sua performance e volume de negócios”, para além de contribuir para “a recuperação de uma valiosa imagem de marca: Águeda – Capital das Duas Rodas”, concluiu.
Nesta primeira fase, a FJ Bikes Europe manifestou interesse na aquisição de uma parcela com a área máxima de 49.013 m2, havendo a possibilidade de a mesma expandir-se até aos 62000 m2 (na segunda fase).
De salientar que esta empresa apresenta-se como um dos maiores montadores asiáticos no setor das duas rodas e tem como parceiros marcas tão conceituadas como a Cannondale e a Pinnarello. Este projeto resulta de uma parceria estratégica desta empresa Asiática com a Triangle´s – Cycling Equipments, também ela de uma nova unidade que se encontra já em construção no PEC-Águeda e que irá produzir quadros para bicicletas em alumínio.