Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Miguel Araújo e Joaquim Monchique no Quartel das Artes

god

Miguel Araújo e Joaquim Monchique são dois dos artistas que vão subir ao palco do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), em Oliveira do Bairro, durante o mês de outubro, para além de outros espetáculos que se apresentam a partir deste sábado, Dia Mundial da Música.
Para assinalar o Dia Mundial da Música, o QA preparou uma proposta para toda a família: uma tarde em modo “POWER ON – ao teu ritmo!”, que conta com a colaboração do projeto CRASSH. O programa inclui a instalação interativa Phonopentatube e ainda um espaço de criação musical digital – We Tchik Tchik  – a funcionar entre as 14h30 e as 19h30, na entrada do QA, onde todos são convidados a experimentar a criação musical digital e duas oficinas de percussão. A participação na oficina de percussão corporal, agendada para as 15h30, é indicada para maiores de 6, e vai explorar o potencial de cada pessoa na criação de sons com o seu próprio corpo, e a oficina de percurssão CRASSH, que acontece às 17h30, destina-se a crianças e/ou jovens, com mais de 3 anos, acompanhadas por um elemento adulto. Nesta oficina domina o conceito CRASSH, e será explorada a musicalidade em objetos do quotidiano, das botas aos baldes, das pias às vassouras, dos tubos aos capacetes… tudo é oportunidade e suporte para fazer circular música. Em ambas as oficinas é necessária inscrição uma vez que existe número limitado de participantes, e a participação tem um valor de 2 euros. Em ambos os casos será feita uma apresentação final, aberta ao público em geral.
No sábado seguinte, 8 de outubro, às 22h00, sobe ao palco Miguel Araújo, no primeiro concerto daquele que será o segundo Ciclo de Concertos D’Outono no auditório do QA.
Miguel Araújo é compositor, cantor e letrista, um artista multifacetado, detentor de uma carreira eclética e bem-sucedida e uma aposta ganha no cenário musical português. Eleito por muitos como um compositor de exceção, tem percorrido e esgotado as salas mais emblemáticas do país, em particular os Coliseus de Lisboa e Porto. O seu projeto com Antonio Zambujo esgotou estas salas 28 vezes num só ano, facto absolutamente inédito na história da música em Portugal. Membro fundador, guitarrista e compositor de “Os Azeitonas”, que estiverem em julho na ExpoBairrada, Miguel Araújo conta com dois álbuns a solo: “Cinco Dias e Meio” de 2012, considerado um dos melhores álbuns nacionais nesse ano, e “Crónicas da Cidade Grande”, eleito o melhor álbum português de 2014.
Será, sem dúvida, uma oportunidade única de assistir ao espetáculo de um dos melhores artistas portugueses da atualidade. Os preços dos bilhetes para este concerto variam entre os 10 euros e os 16 euros. Em novembro será a vez de Pedro Abrunhosa se estrear no palco do QA. Ambos os concertos vão realizar-se às 22h, com a possibilidade de aquisição de um passe para os dois concertos por apenas 25 euros.
Ainda em outubro, a comédia regressa ao QA com a peça “GOD”, que conta no elenco com Joaquim Monchique, Diogo Mesquita e Rui Andrade. Um espetáculo divinal com um extraordinário sentido de humor que coloca Deus e os seus dois anjos, Miguel e Gabriel, a mudarem o rumo da humanidade e a tornarem a vida terrena mais aprazível. O bilhete para assistir a esta comédia tem um valor de 10 euros.