Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Cientistas, empresas e alunos no Festival da Ciência

festival_ciencia_oliveira_do_bairro

A grande festa da ciência está de volta a Oliveira do Bairro de 13 a 15 de outubro, no Espaço Inovação, juntando no mesmo local cientistas, universidades, entidades educativas e científicas, empresas, alunos e público em geral.
Com organização da Câmara Municipal e do Instituto de Educação e Cidadania (IEC) o Festival de Ciência de Oliveira do Bairro, que teve a sua primeira edição em 2015, tem como objetivo dinamizar a inserção da Ciência na cultura geral e incentivar a fluidez comunicativa entre as suas diferentes áreas, tão diversificadas como a Biologia, as Neurociências, a Biodiversidade, a Biotecnologia, a Antropologia, a Ecologia, a Engenharia Civil e do Ambiente, a Física, a Astronomia, a Ciência Polar, a Evolução Humana, as Ciências Forenses, a Tecnologia e Inovação, entre outras, aproximando temáticas, investigadores e comunidade, atualizando, simultaneamente, a divulgação científica.
O evento, que envolve instituições de educação, autarquia, empresas, institutos de investigação das universidades, centros de Ciência Viva e a população em geral, com particular ênfase na comunidade escolar da região, tem entrada livre e abre as suas portas no dia 13, quinta-feira, às 9h, terminando no sábado ao final da tarde.

Programa. Do programa do Festival da Ciência, que conta com o apoio institucional da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, destacam-se várias atividades “hands on”, com participação direta do público, mas também palestras, exposições e workshops sobre áreas científicas diversas, dos quais se destaca um de observação astronómica, a realizar na sexta-feira às 21h.
O Festival da Ciência de Oliveira do Bairro surge na sequência do reconhecimento do Município como “Cidade Europeia de Cultura Científica”, atribuído em 2014 pelo projeto europeu PLACES, com base nas atividades científicas que têm decorrido nas escolas do concelho e no Instituto de Educação e Cidadania (IEC), localizado na vila de Mamarrosa. O IEC e a autarquia de Oliveira do Bairro têm assegurado o ensino experimental das ciências nas escolas da região com a participação de institutos de investigação das universidades e o parque de biotenologia Biocant. A sinergia entre estas instituições fortalece a capacidade do município para assumir responsabilidades acrescidas na área da Educação.

Presenças. Sendo uma aposta na divulgação científica para todas as idades mas com incidência nos mais novos, o evento contará também com a participação dos agrupamentos de escolas de Oliveira do Bairro, Águeda Sul e Anadia, para além do Instituto de Promoção Social de Bustos, Instituto Profissional da Bairrada, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola Secundária Adolfo Portela e Instituto Educativo de Souselas.
O universo universitário, como não poderia deixar de ser, também estará representado através das Universidades de Aveiro, Coimbra e Leiden (Holanda). Vários centros de investigação, Polícia Judiciária, Escolas e Centros Ciência Viva, associações (ADASMA e Associação Portuguesa de Empresas de Biotecnologia), Centro de Saúde de Oliveira do Bairro e empresas, como a Alves Bandeira, Brightstar, Gradiva, IdeaBiBa, Load interactive, Loba, marcarão também presença no evento.