Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

400 jovens na maior conferência de empreendedorismo de sempre no QA

conferencia-comecar-hoje-ricardo-frade

Terá sido muito provavelmente a maior conferência de empreendedorismo jovem do país, a que se realizou no passado sábado, 19 de novembro, no Quartel das Artes (QA) Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro.
Mais de 400 jovens vieram de vários pontos do país, de muitas universidades e de instituições de ensino, para ouvir um painel de oradores de grande qualidade, que lhes deixou mensagens, partilhou experiências, mas que, principalmente, os incentivou a trabalhar para concretizarem os seus sonhos. E nunca desistir!
Logo na abertura, Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade responsável pela organização do evento, em parceria com a migfrade_ Solutions e Ricardo Nora, congratulou-se ao ver o auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA) completamente cheio, reconhecendo que os jovens presentes já estavam a dar “um sinal de quererem preparar o seu futuro”, ao estarem às 9h30 da manhã de um sábado, com chuva, prontos para ouvir e aprender. “Aproveitem bem o vosso tempo, porque ele não volta atrás. Tenham uma atitude proativa e sejam persistentes”, aconselhou Mário João Oliveira aos jovens que encheram por completo o QA.
Antes ainda do primeiro painel, o coach Ricardo Frade “aqueceu” a plateia com um momento “eject yourself”, preparando o público para o evento, incentivando os presentes a ouvir com muita atenção tudo o que seria dito ao longo do dia, para que no final saíssem da conferência como pessoas diferentes.
Moderado pela jornalista do Observador Ana Pimentel, o primeiro painel teve como tema “O que é que as entidades procuram em ti?”. Ana Paula Rafael alertou para “o detalhe”. ”Vocês têm que estar atentos ao detalhe, ao que faz verdadeiramente a diferença”, aconselhou a CEO da Dielmar, pedindo aos jovens para que não se esquecessem que “existe um mundo real, não é tudo digital”.

Valor. O segundo painel do dia, que teve como tema “Como comunico o meu valor?” e foi moderado por Rute Sousa Vasco, jornalista e diretora de conteúdos do Portal SAPO, contando com a presença de Gonçalo Castro, que falou da sua experiência e do seu trajeto até chegar a responsável pelo marketing digital da RTP, enquanto que João Moura, subcomissário da PSP, que tem a seu cargo a imagem e a comunicação daquela força de segurança, desvendou alguns dos segredos do enorme sucesso da página de facebook da PSP (conta com perto de 530 mil fãs). Paulo Rocha Cardoso, diretor geral da Comic Con Portugal, partilhou com os presentes como o seu interesse, desde criança, na banda desenhada o fez sonhar em trazer para Portugal um dos maiores eventos mundiais da cultura pop, e Samuel Carvalho, responsável pela marca Moche, da Portugal Telecom, traçou o perfil dos jovens de hoje, do ponto de vista do marketing, constatando que hoje em dia e fruto da tecnologia, os jovens “são sociais, mas não são sociáveis”, realidade que tem de ser compreendida pelas marcas e pela sociedade.

Ideias. “E agora, o essencial?” foi o tema do terceiro e último painel da conferência. João Paulo Costa, Chief Operating Officer da FASTinov, uma startup ligada à investigação e desenvolvimento na área da medicina, aconselhou os jovens a testarem as suas ideias ainda na universidade, através, por exemplo, das incubadoras universitárias. Alexandre Amorim, Innovation Manager, da empresa Rui Matias, concordou com o seu colega, avisando os presentes que “ontem já era tarde para preparar o futuro”.
Seguiu-se, entretanto, a sessão de encerramento em que marcaram presença os principais responsáveis pela organização da conferência, Cristovão Batista, por parte da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e Miguel Frade, da migfrade_Solutions e Ricardo Nora. Para o autarca, tratou-se de “um dia fantástico”, com oradores de “grande qualidade”. A conferência terminaria com uma apresentação de Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp, vencedor de centenas de prémios nacionais e internacionais na área da publicidade e do marketing.