Assinar


Oliveira do Bairro

High Therapy é uma empresa tecnológica especializada em terapia da fala

high_therapyHigh Therapy é o nome do mais recente projeto a entrar no Polo de Oliveira do Bairro da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), que tem como finalidade desenvolver aplicações móveis nas áreas da saúde e da educação.
Esta start-up, que tem na sua génese três técnicas especializadas em Terapia da Fala, duas delas do concelho de Oliveira do Bairro, tem como objetivos fornecer as melhores ferramentas que ajudem e facilitem a terapia em crianças e adultos com dificuldades na articulação, linguagem, leitura e escrita, entre outras. A empresa já conseguiu o apoio da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala e da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Liliana Esgueira, uma das responsáveis da High Therapy, conta que “o projeto teve início há aproximadamente dois anos, quando sentimos necessidade de aplicativos móveis que pudessem auxiliar na nossa prática clínica e que estivessem em língua portuguesa de Portugal”. “Percebemos que havia uma oportunidade a explorar e decidimos avançar para o desenvolvimento de novas ferramentas de intervenção, nas áreas da saúde e da educação, tendo como mercados-alvo Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa”, explicou.
A primeira aplicação móvel desenvolvida pela High Therapy chama-se “Tagarela” e já se encontra disponível para os sistemas Android e IOS. Mónica Santos fala-nos sobre o produto: “o Tagarela é uma aplicação para treino de competências fonológicas, essenciais em crianças em idade pré-escolar e escolar. Contém oito atividades de competências fonológicas específicas, como a identificação fonética, memória auditiva fonológica, discriminação auditiva, associação fonema-grafema, entre outras”. Segundo Carina Neves, a primeira “app” desenvolvida pela empresa “tem recebido muitos elogios, pelo seu design clean e pela diversidade de atividades, e tem tido uma boa aceitação por parte do mercado”, acrescentando que já se encontram a “desenvolver uma nova aplicação móvel, desta vez direcionada para a população adulta”.
Sobre a escolha do Polo de Oliveira do Bairro da IERA, Liliana Esgueira confessa que nem hesitaram quando ouviram falar de uma incubadora no concelho, reconhecendo que se trata de um espaço que “reúne todas as condições que precisávamos”.
Juventude empreendedora. Cristovão Batista, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade responsável pela incubadora, não esconde a sua satisfação por se tratar de mais um projeto promovido por jovens do concelho. “É mais uma prova que temos no concelho uma juventude empreendedora, dinâmica e capaz de alavancar a nossa economia”, constatou o autarca. Para Cristovão Batista, a High Therapy “é mais um projeto que a Câmara Municipal faz questão em apoiar porque acredita no trabalho e no talento destas três jovens empreendedoras mas também porque as áreas em que atuam, especialmente a da Educação, são uma das apostas preferenciais do nosso Polo, em linha com o que tem sido a estratégia da autarquia”.