Assinar


Desporto // Futebol  

Mealhada vai ser a capital do futebol jovem em junho

O Município da Mealhada será palco da segunda edição do Kids Master Champions, um evento que pretende juntar mais de 1500 jogadores de futebol de todo o mundo e que terá como patrono Vítor Baía.
O torneio, organizado pela Cactchawards em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, é dirigido a jovens dos 9 aos 17 anos de idade, de vários clubes portugueses, de associações ou mesmo empresas e também a atletas oriundos de quase todos os continentes. Vai decorrer, de 24 a 30 de junho de 2017, na Mealhada, e conta com o apadrinhamento de Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto e da seleção nacional de futebol, que estará presente, motivando os jogadores, quer para a competição, quer para os princípios e valores inerentes à mesma.
Entre os objetivos desta grande festa do futebol estão o fomento da competição entre instituições, o estímulo para a competição, o fair-play e convívio desportivo e social, o intercâmbio social e cultural entre os participantes e, da parte do Município da Mealhada, a promoção dos seus recursos turísticos e desportivos.
A pedido do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, esta edição terá duas particularidades: os clubes do município não pagam qualquer inscrição para participarem no torneio e a prova deve realizar-se em todo o concelho, abrangendo o maior número possível de campos. A parceria com a Catchawards inclui outras três provas internacionais: a Taça do Mundo dos juristas (com participação de oito países), o Torneio Interbancário (para países da CPLP) e a Taça das Nações de Futsal Feminino (com participação de diversos países, como Espanha ou Japão).
Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinha a vertente “de formação e de são convívio” do torneio Kids Master Champions”, bem como a possibilidade de ele ser de tal forma abrangente que permite que equipas do concelho joguem com equipas de renome. “Julgamos que será uma semana de festa para as crianças e jovens, mas também para as famílias que os acompanham. É, por outro lado, mais um evento que divulga e promove a nossa terra, as nossas gentes e as nossas riquezas e que ajuda a impulsionar a economia local”, acrescenta, explicando que, o turismo ligado à vertente desportiva, é uma das linhas estratégicas do executivo. “Temos procurado chamar ao Município todos os eventos desportivos possíveis, sobretudo de desporto de formação, e este é um evento destinado às camadas jovens, não só interessante pela vertente desportiva, de formação do atleta, mas também pela vertente de formação cívica e de cidadania”, referiu Rui Marqueiro, na conferência de apresentação do evento.
Vítor Baía, patrono do torneio, referiu ser um prazer apadrinhar o evento, sobretudo pela necessidade de partilhar “valores, de fair-play, de espírito de solidariedade e de camaradagem” com os jovens atletas.
Alexandre Santos, CEO da Catchawards, justificou a transferência do evento do Algarve para a Bairrada, onde destacou a Mealhada pela qualidade das infraestruturas, pela dinâmica desportiva e pelo potencial turístico e gastronómico.
Os escalões participantes são os traquinas, benjamins, infantis, juvenis e iniciados em futebol de 7 e futebol de 11. As inscrições para a competição poderão ser feitas até fevereiro de 2017, junto da Catchawards (www.catchawards.com).