Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Prémios Escolares do Jornal da Bairrada distinguem pela primeira vez o ensino profissional

Pelo 13.º ano, o Jornal da Bairrada voltou a distinguir os melhores alunos do concelho de Oliveira do Bairro, distribuindo 5.500 euros por 18 alunos que se destacaram nas disciplinas de Português e de Matemática, do 9.º e 12.º anos.

Pela primeira vez, foram igualmente distinguidos alunos provenientes do ensino profissional (do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro – AEOB, do Instituto de Promoção Social de Bustos – IPSB e do Instituto Profissional da Bairrada – IPB).

A cerimónia, como manda a tradição, decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro, na tarde de quarta-feira, dia 16 de novembro. Como sempre, um evento muito participado e que contou, na mesa de honra, com o edil oliveirense Mário João Oliveira; Ana Mónica Oliveira, em representação da DGEstE; Manuel Nunes, presidente da Assembleia Municipal e Joana Abrantes, neta do Comendador Almeida Roque, patrono destes prémios escolares que, por motivos de saúde, não esteve presente.

É, de resto, graças à generosidade deste grande e importante mecenas da região que é possível continuar a premiar o mérito, como sublinhou, na ocasião, a diretora do Jornal da Bairrada, Oriana Pataco. Por isso, recordou o facto de ter sido o próprio Comendador que há oito anos, nesta mesma cerimónia, anunciou estar disposto a pagar do seu bolso a compra de um terreno para a implantação de uma Escola Profissional e ainda disponibilizar 2 milhões de euros para a sua construção.

“O comendador sonhou, a autarquia quis e a obra [o IPB] nasceu, cinco anos depois”, diria Oriana Pataco, justificando assim a integração do ensino profissional neste prémio.

Também, pela primeira vez, os Prémios Escolares do Jornal da Bairrada puderam contar com a presença de representantes da Universidade de Aveiro, Ana Margarida Ramos, do Departamento de Línguas e Culturas, e João Santos, diretor do Departamento de Matemática.

 

Premiados 9.º ano (Português e Matemática)

Escola Secundária de Oliveira do Bairro

1.º prémio – Ana Carolina Lima de Almeida

2.º prémio – Sara Ferreira Gonçalves

3.º prémio – Filipa Rodrigues Abrantes

 

EB 2/3 Dr. Fernando Peixinho, Oiã

1.º prémio – Marcelo Ferreira

2.º prémio (ex-aequo) – Valdir Coimbra e Inês Neves

 

IPSB

1.º prémio – Maria Beatriz Loureiro Souto Silva

2.º prémio – Joana Seabra Martins Neves

3.º prémio – Daniela Silva Ferreira

 

Premiados 12.º ano

 

Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Português – Diogo Menezes Henriques

Matemática – Carolina da Silva Figueiredo

 

IPSB

Português – João Gabriel Teixeira Cardoso

Matemática – Catarina Manata Rodrigues

 

Premiados ensino profissional

 

IPB

Prémio coletivo: Leonardo Oliveira Santos, David Fernandes Agostinho e Sérgio Ferreira Reis

 

AEOB

Inna Shyshka

 

IPSB

Alexandre Maia Oliveira