Assinar


arquivo notícias

Aguim

A velhinha e degradada Capela de S.José, localizada no Largo do Sobreirinho, (2 Jul / 11:55)

Aguim

Nova Capela de S.José vai ser uma realidade

– Velho templo será demolido

A velhinha e degradada Capela de S.José, localizada no Largo do Sobreirinho, em Aguim, vai dar lugar a um novo tempo. A decisão foi tomada recentemente após uma vistoria e exame da situação actual do tempo, realizada no passado dia 24 de Maio, e que reuniu em Aguim Monsenhor João Gaspar (presidente da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Aveiro), pároco da freguesia, elementos da Comissão Fabriqueira, engenheiro e empeiteiro.
A opção pela construção de uma nova capela deve-se ao facto da velha capela não se tratar de obra de significativo relevo arquitectónico, pelo que se entendeu que o melhor será proceder à demolição da actual capela, erigindo-se uma outra com novo enquadramento na área existente.
Recorde-se que a Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Aguim decidiu tomar medidas, após constatar que, após o último Inverno, aquele velho tempo entrou num avançado estado de degradação que exigia agora uma tomada de medidas enérgicas que evitassem a degradação total do templo.
Assim, a Comissão da Fábrica da Igreja após encetar algumas diligências, das quais de destacam: ter solicitado à Câmara Municipal de Anadia a cedência de um engenheiro para no local, juntamente com o empreiteiro que fez o último restauro da capela, estudarem os custos da obra, acabou por optar pela construção de uma nova capela. É que, segundo apurámos, no local, e após uma reunião que envolveu o Engº Santiago, da Câmara Municipal de Anadia, o empreiteiro Manuel Seabra e os elementos da Comissão (Padre Torrão, Agostinho Ferreira e Joaquim Afonso) concluiu-se que o restauro, com uma garantia mínima de seis anos, atingirá cerca de 3.500 a 4.500 euros e que fazendo-se uma alteração a todo aquele espaço, com a demolição da velha capela e construção de uma nova, ao centro do terreno, com entrada direita e não lateral, gastar-se-ia cerca de 10 mil euros.
Uma diferença que justifica a demolição da velha capela e a construção de uma nova que vai também ao encontro da preferência da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Aveiro.

A Comissão

(2 Jul / 11:55)