Atletismo

3.000 metros obstáculos – Anália Rosa estreia-se com recorde

Anália Rosa, do Sporting de Braga, bateu hoje, em Viana do Castelo, o recorde de Portugal dos 3.000 metros obstáculos, com 10.07,60 minutos, na segunda prova desde sempre realizada em Portugal desta nova especialidade do atletismo feminino.
Há dois anos, a 14 de Junho, também em Viana do Castelo, Analídia Torre (Olímpico Vianense) havia corrido sozinha a distância em 10.12,57, tempo que na altura era dos melhores da Europa.
A prova já fará parte da edição deste ano da Taça da Europa (Portugal compete a 22/23 de Junho em Sevilha), o que levou a que hoje fosse realizada uma corrida.
Anália Rosa, que se limitara a fazer um treino específico para a corrida e que nunca transpusera a vala da água, acabou por se adaptar bem.
Isolou-se logo no primeiro quilómetro e terminou com boa vantagem sobre Clarisse Cruz (CA Ovar), segunda com 10.27,12. A terceira foi a júnior Mónica Silva (Adercus), que, com 11.31,38, estabeleceu o primeiro recorde nacional de juniores.
Analídia Torre, que na próxima quarta-feira correrá esta distância em Milão, desistiu no final do primeiro quilómetro, quando já seguia atrasada.

Lusa

(1 Jun / 22:32)