Comunidades
EUA – 10 Junho

Celebrações neste fim-de-semana em Nova Jersey

Para evitar o choque com as celebrações do Dia de Portugal em Newark, a 08 e 09 de Junho, todas as restantes comunidades portuguesas de Nova Jersey têm no próximo fim-de-semana os pontos mais altos das suas comemorações.
A comunidade portuguesa da cidade de Elizabeth cumpriu já domingo um dos seus pontos do seu programa com a realização de um festival folclórico em que intervieram os agrupamentos Danças e Cantares de Portugal, adulto e infantil, do Clube Português de Elizabeth, Recordações de Portugal, de Perth Amboy, e o rancho da Casa do Minho, de Newark.
Integrado no mesmo programa, abriu terça-feira na Biblioteca Pública de Elizabeth uma exposição da artista plástica Carla Mota, que a convite da comissão se deslocou de Vila da Feira a Elizabeth.
A exposição estará patente ao público até ao dia 2 de Junho.
Sexta-feira ao fim da tarde, o hastear da bandeira na Câmara Municipal da cidade abrirá oficialmente as celebrações, que continuarão no sábado com um desfile das associações portuguesas pelas ruas da cidade e por um arraial no recinto do Portuguese Instructive and Social Club.
Para participar nas cerimónias oficiais do Dia de Portugal em Elizabeth estará na cidade a Banda Filarmónia Bidoeirense, do distrito de Leiria, acompanhada nesta deslocação pela vereadora leiriense Fátima Bentones.
José Cabrita, figura ligada `as actividades associativas locais, é o “grand marshal” da parada que tem como rainha a jovem Marina Pereira, uma estudante liceal natural de Cantanhede, eleita em 20 de Abril passado no que foi um dos primeiros pontos do programa das celebrações do Dia de Portugal do corrente ano.
A comunidade portuguesa da vila de Kearny, também nos arredores de Newark, inicia na manhã de domingo com missa solene e provas de atletismo o programa das celebrações do Dia de Portugal.
As celebrações são retomadas de tarde, com uma parada ao longo da Kearny Avenue, principal artéria da vila, concluída em frente à Câmara Municipal, de que é presidente o advogado luso-americano Alberto Santos.
As celebrações continuarão durante a tarde com um arraial junto à sede da Associação Cultural Portuguesa com a exibição de ranchos e actuação de conjuntos musicais.
Em Harrison, vila separada de Newark pelo Rio Passaic, as celebrações do Dia de Portugal estão inseridas no festival municipal HarrisonFest, que ocupará a avenida principal do município nos dias 01 e 02 de Junho.
No dia 01, o Centro Romeu Cascaes estará representado na parada, estando previsto para o meio da manhã de domingo, após a missa em português, o hastear da bandeira portuguesa no Town Hall.
Por outro lado, numa área reservada para o Centro Romeu Cascaes durante o HarrisonFest, actuarão no sábado, dia 01, os ranchos Camponeses do Minho e Aldeia Velha (infantil) do Sport Clube Português de Newark e ainda o conjunto North Side.
Ainda no âmbito das celebrações do Dia de Portugal no Condado de Hudson, a que pertencem as vilas de Kearny e Harrison, está previsto para o dia 07 de Junho o içar da bandeira no edifício sede do condado em Jersey City.
O içar da bandeira portuguesa na Câmara Municipal de Union abre ao fim da tarde de sábado o programa das celebrações do Dia de Portugal neste município suburbano de Newark.
A cerimónia será seguida de arraial nos terrenos fronteiriços à sede do município, onde actuarão a Banda da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de Newark, ranchos folclóricos, conjuntos musicais e artistas de variedades.
Um programa do mesmo tipo, mas com diferentes agrupamentos folclóricos e conjuntos musicais, está previsto para domingo, dia 01, a partir das 13 horas.
O município de Union tem vindo a atrair importante número de famílias da classe média luso-americana.
Segundo o Censo 2000, residem nesta vila de 54.045 habitantes 3.735 pessoas de origem portuguesa, o que revela um crescimento de 312% de em relação aos 1.195 portugueses ou luso-americanos identificados pelo Censo de 1990.
Na cidade de Perth Amboy, cerca de 80 quilómetros a sul de Newark, as celebrações do Dia de Portugal são promovidas pelo Portuguese Heritage Group, de Perth Amboy, e têm início na próxima sexta-feira, dia 31, com a cerimónia do içar da bandeira portuguesa na câmara municipal prevista para as 18 horas locais.
As celebrações continuam no dia seguinte, nos terrenos da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, nas quais participam o Rancho Folclórico do Clube Português de Hartford, no estado de Connecticut, Recordações de Portugal, do clube português local, e o conjunto musical Duo Força Portuguesa.