Futebol

FPF já definiu calendário para época de 2002/2003

Campeonatos Nacionais começam a 25 de Agosto

A tempo e horas, a Federação Portuguesa de Futebol já elaborou a calendarização da próxima época futebolística, ao nível de todas as divisões: Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira.
Esta última vai abrir a época em termos oficiais, sendo jogada a 18 de Agosto, entre o Sporting, vencedor da I Liga e Taça e o Leixões, finalista vencido desta competição.
Ao contrário do que tem sucedido em épocas anteriores, tudo por causa dos jogadores que defenderam Portugal no Campeonato do Mundo, todos os campeonatos nacionais – I e II Ligas, a Segunda B e a Terceira Divisões – começam mais tarde, no dia 25 de Agosto.
A 8 de Setembro, todos os campeonatos serão interrompidos, pois a Selecção Nacional A tem agendado um jogo de preparação, já com vista para o Euro/2004, jogando-se na véspera, sábado, a primeira eliminatória da Taça de Portugal, envolvendo os clubes da Terceira Divisão e os dos Distritais, onde vão estar presentes o Anadia e o Oiã.
Os clubes que passarem à segunda eliminatória, voltam a jogar a 6 de Outubro, já com os clubes da Segunda B, onde estarão Oliveira do Bairro e Recreio de Águeda.
No dia 1 de Novembro, quinta feira, feriado nacional, disputa-se a terceira eliminatória, onde entra a II Liga e, no dia 24 do mesmo mês, entram os clubes da I Liga.
O aperto de datas leva a que, a 18 de Dezembro, uma quarta feira, se jogue a quinta ronda, mas, depois, o resto da Taça disputa-se sempre ao domingo, a 26 de Janeiro, 9 de Março e 13 de Abril e a final para o dia 15 de Junho.
De referir que para a nova época deixou de haver jogos de desempate e, sempre que um jogo chegue empatado ao fim dos 90 minutos, joga-se meia hora de prolongamento e, caso a igualdade subsista, o vencedor será encontrado através de pontapés da marca de grande penalidade.
No que diz respeito aos campeonatos da segunda e terceira divisões, aqueles que mais nos interessam, acabam a 18 de Maio e, face ao calendário que foi elaborado, muito poucas alterações se irão registar. De tal modo que as 24ª., 28ª., 33ª. e 37ª. jornadas da segunda B vão jogadas à quarta feira, nos dias 26 de Fevereiro, 19 de Março, 23 de Abril e 14 de Maio, respectivamente. Uma verdadeira maratona, sem margem para dúvidas.

(25 Jun / 10:12)

Futebol

Barroca de novo na Corunha

Manuel Zappa

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação Desportiva e Cultural da Barroca, sediada na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, vai participar, entre 1 e 7 de Julho, no Torneio Internacional de Futebol “Ciudad de La Coruña». Este evento tem como palco o Complexo Desportivo da Torre e conta com a presença de 48 equipas, sendo 32 de futebol de onze e 16 de futebol de sete. Os escalões são os de escolas, infantis, iniciados e juvenis, sendo que, o Barroca, a exemplo do que aconteceu no ano passado, far-se-á representar, no escalão de infantis naquele que é considerado o torneio de maior dimensão e mais mediático que se realiza na Europa.
Trata-se, sem dúvida alguma, de uma verdadeira festa galega, que irá movimentar cerca de meio milhar de jogadores, mais a componente humana, o que perfaz mais de mil intervenientes.
Ao contrário do que sucedeu no ano passado, em que o Barroca foi o único representante português no Torneio Cidade da Corunha, este ano, irão também estar presentes as equipas de juvenis do Boavista e do Sporting de Braga.
A comitiva do Barroca, formada por 25 elementos, tendo como responsável Manuel Neto, parte na segunda feira, dia 1 de Julho, de Aveiro, em direcção à Corunha e disputa o primeiro jogo na terça feira, frente aos espanhóis do Gaiteira. No dia seguinte, o adversário será o AL Hurtado, igualmente uma equipa espanhola. O último jogo da primeira fase, dia 4, o Barroca defronta o clube organizador, o Orillamar, equipa que, no ano passado, derrotou os aveirenses nas meias finais por 3-0.
Caso se classifique num dos dois primeiros lugares, o Barroca jogará, na tarde de sexta feira, as meias finais e, se atingir a final, jogará na tarde de sábado.
Participar e ganhar experiência, alargar o leque de amizades será, uma vez mais, o grande objectivo dos responsáveis do Barroca.
A exemplo que aconteceu no ano passado, Jornal da Bairrada irá estar na Corunha, com o claro objectivo de lhe contar tudo.

(27 Jun / 11:35)

Leave a reply

Primeira Página

O JB no Facebook

Newsletter do Jornal da Bairrada

As notícias que contam, na sua caixa de email. Subscreva!

A sua subscrição foi recebida com sucesso!