Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

DIÁRIO ECONfMICO – “Estado em risco de pagar 170 milhões a credores da Lisnave”.
O Estado está em risco de ter de desembolsar até ao final deste ano 170 milhões de euros para compensar os bancos credores da Lisnave que subscreveram títulos do Fundo Margueira.
– “Greve geral a 13 ou 14 de Novembro”.
Paralisação da Função Pública coincide com debate do OE. A data exacta será hoje anunciada pelos sindicatos afectos à UGT e CGTP.

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Amnistia para juros de dívidas fiscais”.
Governo aprova hoje, em Conselho de Ministros, um novo plano de regulamentação das dívidas ao fisco e à segurança social, fixando um prazo até 31 de Dezembro deste ano.
– “Auditoria à Administração de Saúde de Lisboa”.
As inspecções-gerais das Finanças e da Saúde vão fazer uma mega-auditoria ao funcionamento da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, apurou o DN junto de fonte oficial.
“Em causa está uma situação de total descontrolo contabilístico”: as contas não estão fechadas desde 2000, os pagamentos aos privados são feitos sem validação e o lançamento de despesas e das receitas não está a cargo de ninguém.

PÚBLICO – “Quatro clubes da Superliga agravam dívidas ao fisco”.
Comissão de acompanhamento diz que em Agosto passado Benfica, Belenenses, Braga e Gil Vicente estavam entre os que mais acumulavam dívidas. Os clubes visados protestam.
– “António Costa abandona a prazo liderança parlamentar do PS”.
António Costa recusa ser líder parlamentar do PS até ao fim da actual legislatura e não exclui a possibilidade de encabeçar em Dezembro de 2005 uma candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Estas são duas novidades da entrevista do dirigente do PS que será publicada sexta-feira no Público.

CORREIO DA MANHÄ – “Gang rouba armas”.
Grupo da Margem Sul arrecada 18 caçadeiras num golpe com carro roubado, destruído de seguida pelo fogo para apagar qualquer pista. As armas já podem ter sido distribuídas pelos 20 delinquentes do grupo.
– “Terror de Bali ameaça Timor”.
O ministro timorense Ramos-Horta admite que ataque de Bali pode repetir-se em Dili. Os portugueses estão na linha de risco.

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Banca endivida-se para emprestar”.
Empréstimos no estrangeiro para satisfazer procura de crédito em Portugal duplicaram desde 1999. Consumidores vão pagar a factura.
– “Greve geral mais próxima”.
Administração Pública e Educação foram os sectores com maior participação na jornada de luta da CGTP. O ministro Bagão Félix acusa CGTP-IN de deslealdade, mas a central sindical contrapõe que negociações em sede de concertação social é um simulacro.

A CAPITAL – “Santana ameaça parar obras no Estádio da Luz”.
Pedro Santana Lopes ameaçou ontem embargar as obras de construção do novo estádio da Luz, caso não sejam rapidamente emitidas as respectivas licenças de construção.
– “Milhares na rua contra pacote laboral”.
“Governo tem de negociar a sério em vez de encenar”, diz a CGTP. Novos protestos agendados para todo o país no final de Novembro.

24 HORAS – “Benfica põe-lhe a vida em risco”.
Médicos avisam: o tabaco e o futebol estão a liquidar-lhe a saúde. O presidente do “clube da águia” apanhou, há duas noites, um grande susto.
– “Greve da CGTP impede jogo da Taça de Portugal”.
O jogo entre o Lusitano de Vila Real de Santo António e o Felgueiras, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, ficou por realizar. O funcionário responsável pela chave do campo estava em greve e não apareceu.

Lusa

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Filho de Ben Laden preso” Governo iraniano confirmou oficialmente ter detido um dos 20 filhos do líder da rede Al-Qaeda e de o ter extraditado. O porta-voz do executivo de Teerão afirmou que foram detidas há cerca de dois meses perto de 20 pessoas que tinham entrado clandestinamente no Irão. De acordo com a mesma fonte, os detidos não possuíam qualquer documentação, pelo que só agora foi possível identificar um dos filhos de Ben Laden.
– “Dor em San Giuliano” A Itália homenageou as 29 vítimas da pequena aldeia, 26 das quais crianças. Milhares de pessoas assistiram aos funerais e o governo de Berlusconi aprovou uma verba de 50 milhões de euros para reconstruir o que o sismo destruiu.

PÚBLICO – “Crise das OGMA deixa aviões militares franceses no chão” Catorze aviões C-130 encontram-se imobilizados desde 18 de Outubro na base aérea 123 de Orléans-Bricy, a aguardar revisão por terem atingido o número de horas que obriga a esta operação, adjudicada à OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal.
O contrato é criticado em França por concorrentes e também não é considerado vantajoso pela nova administração da empresa portuguesa.
– “Turquia: Islamistas moderados ganham com maioria absoluta” O AKP, partido cujo líder não pode ser primeiro-ministro, quer governar sozinho, mas não fecha a porta a uma coligação com o laico CHP – ambos deverão ser os únicos membros do parlamento.

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Código do Trabalho tolera todos os abusos” Ex-inspector- geral, Mota da Silva, afirma, em entrevista, que a legislação laboral é das mais flexíveis da Europa e geral altos níveis de precaridade.
– “Polícias mal equipados” Os polícias da Amadora estão sem comunicações. Os carros-patrulha não têm rádio e os aparelhos portáteis funcionam mal.

CORREIO DA MANHÄ – “Motards assaltam armados” Uma carrinha de transporte de valores da Esegur foi assaltada à mão armada no centro da Tapada das Mercês, concelho de Sintra, por três indivíduos, dois deles num motociclo, que levaram dois sacos de dinheiro. Segundo testemunhas, os assaltantes terão efectuado, pelo menos, três disparos. Um dos tiros “furou” a carrinha, junto ao motorista, enquanto outro estilhaçou a montra de uma dependência bancária.
– “Irmão mata irmão na caça” Mais um acidente mortal em dia de caça, desta vez na ilha da Madeira.

A CAPITAL – “Câmara ignora obras na ETAR de Alcântara” O presidente da SIMTEJO (empresa intermunicipal de tratamento e saneamento de águas), Mineiro Alves, esclareceu que as obras de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, não vão parar.
Estas declarações contrariam as afirmações do vice-presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, que na última assembleia municipal adiantou que a CML havia “parado as obras na ETAR de Alcântara, que não precisa de tratamento terciário, pois o Tejo foi considerado zona não sensível”.
– “Carlos Carvalhas dá força à greve geral” O líder do Partido Comunista, no encerramento do VII Congresso da JCP, disse que os trabalhadores estão a ser “empurrados” para formas mais radicais de luta.

24 HORAS – “Rita Ribeiro no Big Brother Famosos 2 – Actor Vítor Norte também foi convidado” Os dois actores portugueses fazem parte da lista de novos personagens do programa. É já manhã que tudo irá recomeçar na casa mais vigiada do país.
– “Parabéns Figo” Luís Figo festeja hoje 30º aniversário com motivos par estar orgulhoso. Raul Águas lançou-o na equipa principal do Sporting com apenas 17 anos, mas Portugal cedo se tornou pequeno para o seu talento. Encantou durante cinco temporadas no Barcelona e quase despoletou uma “guerra civil” quando se transferiu para o Real Madrid.

DIÁRIO ECONfMICO – “Fundos nacionais já têm 60% dos activos no estrangeiro” O valor aplicado em acções portuguesas é idêntico ao investido no exterior.
– “Mercado do fast-food vale 400 milhões em Portugal” As maiores empresas de “fast-food” a operar em Portugal registaram um volume de negócios conjunto superior a 214 milhões de euros.

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

PÚBLICO – “Prisões sem dinheiro e com segurança precária”.
Director dos Serviços Prisionais demissionário apresentou há meses um relatório que traça um diagnóstico negro da actual situação das prisões.
– “EUA – Republicanos e Democratas lutam pelo controlo do Congresso”.
Os Estados Unidos realizam hoje eleições intercalares para escolher os seus representantes no Governo a nível federal, estadual e local.

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Ameaça de despedimento provoca agitação na SIC”.
Administração da empresa quer reduzir os custos operacionais em cinco milhões de euros. A SIC fez um ultimato a todos os trabalhadores da estação, especialmente aos jornalistas: ou há candidatos a rescisões de contratos ou a empresa poderá recorrer ao despedimento colectivo.
– “Avisos”.
O Presidente da República alertou para a existência de “mal estar” nas Forças Armadas, ao dar posse a Mendes Cabeçadas como CEMGFA. Sampaio disse que o processo de reestruturação dura há tempo excessivo. Alguns problemas existem há 15 anos.

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Empresas fictícias roubam milhões”.
Entrepostos de bebidas alcoólicas, tabaco e combustíveis criam falsas firmas para sonegar ao Fisco o valor dos impostos especiais.
– “Demitiu-se o director dos Serviços Prisionais”.
João Figueiredo considerou que já não tinha condições para continuar, após mais um adiamento da prometida reforma do serviço prisional, que deveria ter início ainda este ano. O pedido de demissão foi de imediato aceite.

CORREIO DA MANHÄ – “Gang ataca na margem sul”.
Em apenas cinco horas foram assaltados á caçadeira estações de serviço em Palmela, Seixal e Fernão Ferro, na margem sul do Tejo.
– “Jovem mata tios-avós á paulada”.
Crime terrível em Cabeceiras de Basto.

A CAPITAL – “Morais Sarmento agiu no caso RTP como um elefante em loja de loiças – José Eduardo Moniz entrevistado por A Capital”.
José Eduardo Moniz falou dos seus quatro anos à frente da segunda televisão privada nacional e comentou a situação vivida na RTP.
– “Sampaio anuncia mal-estar nas Forças Armadas”.
Presidente condena o “arrastar” do processo de reforma e quer Forças Armadas Modernas. Mendes Cabeçadas defende uma “política de futuro” assente na racionalização de recursos e na parceria entre os três ramos das Forças Armadas.

24 HORAS – “GNR de Lisboa também vai dentro… Mais 40 guardas presos esta manhã”.
É uma razia nunca vista. 250 agentes da Polícia Judiciária devem ter saído para as ruas da capital hoje às 07:00 com uma missão explosiva: apanhar quatro dezenas de elementos da GNR suspeitos de corrupção.
– “Ele está pendurado no Big Brother”.
Teresa Guilherme agradece a publicidade feita ao seu programa no “Herman SIC” e acusa o humorista de estar “pendurado” no Big Brother. “Não há paciência”, diz.

DIÁRIO ECONfMICO – “Comissão Europeia prevê défice de 3,4% em 2002”. As previsões de Outono da Comissão Europeia estimam que Portugal chegue ao final do ano com um défice orçamental de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB), furando pelo segundo ano consecutivo o limite do Pacto de Estabilidade e Crescimento, segundo fontes diplomáticas.
– “Governo admite recuar na não reintegração”. O secretário de Estado do Trabalho, Luís Pais Antunes, admite que a norma da não reintegração dos trabalhadores despedidos sem justa causa poderá ser inconstitucional.

O DIABO – “Empresários andaram de braço-dado com o PS e agora é que acordaram?” O vice-presidente do PSD reage ao “Manifesto dos 40”, subscrito por empresários e banqueiros, supostamente preocupados com a eventual passagem dos centros de decisão nacionais para mãos estrangeiras. “Agora é que acordaram? Devem ter o despertador avariado!” -ironiza Tavares Moreira.
– “Tutela socialista hipotecou futuro da região de Coimbra” O presidente da Câmara Municipal de Coimbra está agastado com toda a situação que envolve a paragem das obras de construção da Ponte Europa.

Lusa

(5 Nov / 8:51)

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Combate à corrupção nas polícias – Depois da GNR é agora a vez da PSP” 60 agentes do Porto investigados pelo Ministério Público.
– “Contradições à porta fechada” Salvado desdiz Morgado na comissão de inquérito da AR.
Oposição quer ouvir mais testemunhas.

PÚBLICO – “Corrupção no fisco acelerou saída de Maria José Morgado” Partido Socialista suspeita de ligações perigosas da ministra da Justiça no caso em investigação na PJ que envolve altos dirigentes da Administração Fiscal.

– “GNR – 13 elementos da Brigada de Trânsito em prisão preventiva” Os 37 militares da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana detidos na terça-feira por suspeitas de extorsão passaram o dia de ontem a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e pelo menos 13 ficaram em prisão preventiva.

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Encontrados corpos de crianças em Angola” Autoridades de Luanda confirmam ao governo português a suspeitas de que são as crianças desaparecidas há um ano.
– “Acusação” O director da Polícia Judiciária, Adelino Salvado, foi ontem responder à comissão de inquérito, tendo, segundo fontes parlamentares, desmentido qualquer pressão por parte da ministra e acusado Maria José Morgado de ilegalidades.

CORREIO DA MANHÄ – “Dona Gina burla em banco” Uma gestora de contas da agência do BPA de Valbom, nos arredores do Porto, deixa clientes sem dinheiro em troca de recibos falsificados. O esvaziar das contas a prazo foi detectada por um cliente lesado em milhares de euros e a gestora está de férias até amanhã. BCP aconselha lesados a apresentar queixa.
– “Hospedeira portuguesa morre em tragédia” Só dois sobreviveram a queda de um avião no Luxemburgo. Paula Cristina dos Reis, emigrante há 20 anos, deixa um filho com pouco mais de um ano.

A CAPITAL – “Autarcas exigem lei para ganhar mais” Acumulação de salários de Santana Lopes no centro da polémica.
Depois do Provedor de Justiça ter requerido a inconstitucionalidade da norma que impede os eleitos locais de acumularem salários, chega a vez da Associação Nacional de Municípios Portugueses dizer que apoia a participação dos autarcas na administração de empresas municipais ou das quais as autarquias sejam accionistas.
– “Imobiliário não é inferior aos clubes de futebol na capacidade de receber dinheiros sujos e de os branquear – Helena Roseta”.
A Capital entrevista a Bastonária da Ordem dos Arquitectos.
“O que vamos ter de fazer é analisar muito bem o que está a acontecer no mercado imobiliário, designadamente nas zonas centrais. Já temos as nossas principais cidades a perder população, sobretudo na grande Lisboa”, diz Helena Roseta.

24 HORAS – “Estrelas querem travar Balsemão” Trabalhadores da SIC nomeiam grupo para impedir despedimentos.
– “Scolari só vem se trouxer a sua malta” Luiz Felipe Scolari, o eleito de Madail, exige trazer os dois adjuntos para Portugal.

DIÁRIO ECONfMICO – “Privatizações da Portucel segue lei geral das OPA” Minoria de bloqueio do Estado não afasta candidatos à empresa.
– “Governo já cativou 587,4 milhões no investimento” As cativações decididas esta semana pelo governo para segurar o défice público abaixo dos 3% do PIB somam 300 milhões de euros. Uma vez mais, cai sobre o investimento o essencial do aperto orçamental.

VISÄO – “Sedutoras depois dos 40” Cuidam do corpo e da imagem, vencem as ameaças das rugas, estão de bem com o mundo e cultivam novos prazeres. São as mulheres com mais de 40 anos.
– “O secundário reduz aulas, matérias e exames” David Justino, ministro da Educação, revela os pormenores da reforma dos 10º, 11º e 12º anos.

Lusa

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

DIÁRIO ECONfMICO – “Estado em risco de pagar 170 milhões a credores da Lisnave”.
O Estado está em risco de ter de desembolsar até ao final deste ano 170 milhões de euros para compensar os bancos credores da Lisnave que subscreveram títulos do Fundo Margueira.
– “Greve geral a 13 ou 14 de Novembro”.
Paralisação da Função Pública coincide com debate do OE. A data exacta será hoje anunciada pelos sindicatos afectos à UGT e CGTP.

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Amnistia para juros de dívidas fiscais”.
Governo aprova hoje, em Conselho de Ministros, um novo plano de regulamentação das dívidas ao fisco e à segurança social, fixando um prazo até 31 de Dezembro deste ano.
– “Auditoria à Administração de Saúde de Lisboa”.
As inspecções-gerais das Finanças e da Saúde vão fazer uma mega-auditoria ao funcionamento da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, apurou o DN junto de fonte oficial.
“Em causa está uma situação de total descontrolo contabilístico”: as contas não estão fechadas desde 2000, os pagamentos aos privados são feitos sem validação e o lançamento de despesas e das receitas não está a cargo de ninguém.

PÚBLICO – “Quatro clubes da Superliga agravam dívidas ao fisco”.
Comissão de acompanhamento diz que em Agosto passado Benfica, Belenenses, Braga e Gil Vicente estavam entre os que mais acumulavam dívidas. Os clubes visados protestam.
– “António Costa abandona a prazo liderança parlamentar do PS”.
António Costa recusa ser líder parlamentar do PS até ao fim da actual legislatura e não exclui a possibilidade de encabeçar em Dezembro de 2005 uma candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Estas são duas novidades da entrevista do dirigente do PS que será publicada sexta-feira no Público.

CORREIO DA MANHÄ – “Gang rouba armas”.
Grupo da Margem Sul arrecada 18 caçadeiras num golpe com carro roubado, destruído de seguida pelo fogo para apagar qualquer pista. As armas já podem ter sido distribuídas pelos 20 delinquentes do grupo.
– “Terror de Bali ameaça Timor”.
O ministro timorense Ramos-Horta admite que ataque de Bali pode repetir-se em Dili. Os portugueses estão na linha de risco.

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Banca endivida-se para emprestar”.
Empréstimos no estrangeiro para satisfazer procura de crédito em Portugal duplicaram desde 1999. Consumidores vão pagar a factura.
– “Greve geral mais próxima”.
Administração Pública e Educação foram os sectores com maior participação na jornada de luta da CGTP. O ministro Bagão Félix acusa CGTP-IN de deslealdade, mas a central sindical contrapõe que negociações em sede de concertação social é um simulacro.

A CAPITAL – “Santana ameaça parar obras no Estádio da Luz”.
Pedro Santana Lopes ameaçou ontem embargar as obras de construção do novo estádio da Luz, caso não sejam rapidamente emitidas as respectivas licenças de construção.
– “Milhares na rua contra pacote laboral”.
“Governo tem de negociar a sério em vez de encenar”, diz a CGTP. Novos protestos agendados para todo o país no final de Novembro.

24 HORAS – “Benfica põe-lhe a vida em risco”.
Médicos avisam: o tabaco e o futebol estão a liquidar-lhe a saúde. O presidente do “clube da águia” apanhou, há duas noites, um grande susto.
– “Greve da CGTP impede jogo da Taça de Portugal”.
O jogo entre o Lusitano de Vila Real de Santo António e o Felgueiras, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, ficou por realizar. O funcionário responsável pela chave do campo estava em greve e não apareceu.

Lusa

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Filho de Ben Laden preso” Governo iraniano confirmou oficialmente ter detido um dos 20 filhos do líder da rede Al-Qaeda e de o ter extraditado. O porta-voz do executivo de Teerão afirmou que foram detidas há cerca de dois meses perto de 20 pessoas que tinham entrado clandestinamente no Irão. De acordo com a mesma fonte, os detidos não possuíam qualquer documentação, pelo que só agora foi possível identificar um dos filhos de Ben Laden.
– “Dor em San Giuliano” A Itália homenageou as 29 vítimas da pequena aldeia, 26 das quais crianças. Milhares de pessoas assistiram aos funerais e o governo de Berlusconi aprovou uma verba de 50 milhões de euros para reconstruir o que o sismo destruiu.

PÚBLICO – “Crise das OGMA deixa aviões militares franceses no chão” Catorze aviões C-130 encontram-se imobilizados desde 18 de Outubro na base aérea 123 de Orléans-Bricy, a aguardar revisão por terem atingido o número de horas que obriga a esta operação, adjudicada à OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal.
O contrato é criticado em França por concorrentes e também não é considerado vantajoso pela nova administração da empresa portuguesa.
– “Turquia: Islamistas moderados ganham com maioria absoluta” O AKP, partido cujo líder não pode ser primeiro-ministro, quer governar sozinho, mas não fecha a porta a uma coligação com o laico CHP – ambos deverão ser os únicos membros do parlamento.

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Código do Trabalho tolera todos os abusos” Ex-inspector- geral, Mota da Silva, afirma, em entrevista, que a legislação laboral é das mais flexíveis da Europa e geral altos níveis de precaridade.
– “Polícias mal equipados” Os polícias da Amadora estão sem comunicações. Os carros-patrulha não têm rádio e os aparelhos portáteis funcionam mal.

CORREIO DA MANHÄ – “Motards assaltam armados” Uma carrinha de transporte de valores da Esegur foi assaltada à mão armada no centro da Tapada das Mercês, concelho de Sintra, por três indivíduos, dois deles num motociclo, que levaram dois sacos de dinheiro. Segundo testemunhas, os assaltantes terão efectuado, pelo menos, três disparos. Um dos tiros “furou” a carrinha, junto ao motorista, enquanto outro estilhaçou a montra de uma dependência bancária.
– “Irmão mata irmão na caça” Mais um acidente mortal em dia de caça, desta vez na ilha da Madeira.

A CAPITAL – “Câmara ignora obras na ETAR de Alcântara” O presidente da SIMTEJO (empresa intermunicipal de tratamento e saneamento de águas), Mineiro Alves, esclareceu que as obras de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, não vão parar.
Estas declarações contrariam as afirmações do vice-presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, que na última assembleia municipal adiantou que a CML havia “parado as obras na ETAR de Alcântara, que não precisa de tratamento terciário, pois o Tejo foi considerado zona não sensível”.
– “Carlos Carvalhas dá força à greve geral” O líder do Partido Comunista, no encerramento do VII Congresso da JCP, disse que os trabalhadores estão a ser “empurrados” para formas mais radicais de luta.

24 HORAS – “Rita Ribeiro no Big Brother Famosos 2 – Actor Vítor Norte também foi convidado” Os dois actores portugueses fazem parte da lista de novos personagens do programa. É já manhã que tudo irá recomeçar na casa mais vigiada do país.
– “Parabéns Figo” Luís Figo festeja hoje 30º aniversário com motivos par estar orgulhoso. Raul Águas lançou-o na equipa principal do Sporting com apenas 17 anos, mas Portugal cedo se tornou pequeno para o seu talento. Encantou durante cinco temporadas no Barcelona e quase despoletou uma “guerra civil” quando se transferiu para o Real Madrid.

DIÁRIO ECONfMICO – “Fundos nacionais já têm 60% dos activos no estrangeiro” O valor aplicado em acções portuguesas é idêntico ao investido no exterior.
– “Mercado do fast-food vale 400 milhões em Portugal” As maiores empresas de “fast-food” a operar em Portugal registaram um volume de negócios conjunto superior a 214 milhões de euros.

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

PÚBLICO – “Prisões sem dinheiro e com segurança precária”.
Director dos Serviços Prisionais demissionário apresentou há meses um relatório que traça um diagnóstico negro da actual situação das prisões.
– “EUA – Republicanos e Democratas lutam pelo controlo do Congresso”.
Os Estados Unidos realizam hoje eleições intercalares para escolher os seus representantes no Governo a nível federal, estadual e local.

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Ameaça de despedimento provoca agitação na SIC”.
Administração da empresa quer reduzir os custos operacionais em cinco milhões de euros. A SIC fez um ultimato a todos os trabalhadores da estação, especialmente aos jornalistas: ou há candidatos a rescisões de contratos ou a empresa poderá recorrer ao despedimento colectivo.
– “Avisos”.
O Presidente da República alertou para a existência de “mal estar” nas Forças Armadas, ao dar posse a Mendes Cabeçadas como CEMGFA. Sampaio disse que o processo de reestruturação dura há tempo excessivo. Alguns problemas existem há 15 anos.

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Empresas fictícias roubam milhões”.
Entrepostos de bebidas alcoólicas, tabaco e combustíveis criam falsas firmas para sonegar ao Fisco o valor dos impostos especiais.
– “Demitiu-se o director dos Serviços Prisionais”.
João Figueiredo considerou que já não tinha condições para continuar, após mais um adiamento da prometida reforma do serviço prisional, que deveria ter início ainda este ano. O pedido de demissão foi de imediato aceite.

CORREIO DA MANHÄ – “Gang ataca na margem sul”.
Em apenas cinco horas foram assaltados á caçadeira estações de serviço em Palmela, Seixal e Fernão Ferro, na margem sul do Tejo.
– “Jovem mata tios-avós á paulada”.
Crime terrível em Cabeceiras de Basto.

A CAPITAL – “Morais Sarmento agiu no caso RTP como um elefante em loja de loiças – José Eduardo Moniz entrevistado por A Capital”.
José Eduardo Moniz falou dos seus quatro anos à frente da segunda televisão privada nacional e comentou a situação vivida na RTP.
– “Sampaio anuncia mal-estar nas Forças Armadas”.
Presidente condena o “arrastar” do processo de reforma e quer Forças Armadas Modernas. Mendes Cabeçadas defende uma “política de futuro” assente na racionalização de recursos e na parceria entre os três ramos das Forças Armadas.

24 HORAS – “GNR de Lisboa também vai dentro… Mais 40 guardas presos esta manhã”.
É uma razia nunca vista. 250 agentes da Polícia Judiciária devem ter saído para as ruas da capital hoje às 07:00 com uma missão explosiva: apanhar quatro dezenas de elementos da GNR suspeitos de corrupção.
– “Ele está pendurado no Big Brother”.
Teresa Guilherme agradece a publicidade feita ao seu programa no “Herman SIC” e acusa o humorista de estar “pendurado” no Big Brother. “Não há paciência”, diz.

DIÁRIO ECONfMICO – “Comissão Europeia prevê défice de 3,4% em 2002”. As previsões de Outono da Comissão Europeia estimam que Portugal chegue ao final do ano com um défice orçamental de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB), furando pelo segundo ano consecutivo o limite do Pacto de Estabilidade e Crescimento, segundo fontes diplomáticas.
– “Governo admite recuar na não reintegração”. O secretário de Estado do Trabalho, Luís Pais Antunes, admite que a norma da não reintegração dos trabalhadores despedidos sem justa causa poderá ser inconstitucional.

O DIABO – “Empresários andaram de braço-dado com o PS e agora é que acordaram?” O vice-presidente do PSD reage ao “Manifesto dos 40”, subscrito por empresários e banqueiros, supostamente preocupados com a eventual passagem dos centros de decisão nacionais para mãos estrangeiras. “Agora é que acordaram? Devem ter o despertador avariado!” -ironiza Tavares Moreira.
– “Tutela socialista hipotecou futuro da região de Coimbra” O presidente da Câmara Municipal de Coimbra está agastado com toda a situação que envolve a paragem das obras de construção da Ponte Europa.

Lusa

(5 Nov / 8:51)

Imprensa

Principais Títulos da Imprensa Diária

JORNAL DE NOTÃŽCIAS – “Combate à corrupção nas polícias – Depois da GNR é agora a vez da PSP” 60 agentes do Porto investigados pelo Ministério Público.
– “Contradições à porta fechada” Salvado desdiz Morgado na comissão de inquérito da AR.
Oposição quer ouvir mais testemunhas.

PÚBLICO – “Corrupção no fisco acelerou saída de Maria José Morgado” Partido Socialista suspeita de ligações perigosas da ministra da Justiça no caso em investigação na PJ que envolve altos dirigentes da Administração Fiscal.

– “GNR – 13 elementos da Brigada de Trânsito em prisão preventiva” Os 37 militares da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana detidos na terça-feira por suspeitas de extorsão passaram o dia de ontem a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e pelo menos 13 ficaram em prisão preventiva.

DIÁRIO DE NOTÃŽCIAS – “Encontrados corpos de crianças em Angola” Autoridades de Luanda confirmam ao governo português a suspeitas de que são as crianças desaparecidas há um ano.
– “Acusação” O director da Polícia Judiciária, Adelino Salvado, foi ontem responder à comissão de inquérito, tendo, segundo fontes parlamentares, desmentido qualquer pressão por parte da ministra e acusado Maria José Morgado de ilegalidades.

CORREIO DA MANHÄ – “Dona Gina burla em banco” Uma gestora de contas da agência do BPA de Valbom, nos arredores do Porto, deixa clientes sem dinheiro em troca de recibos falsificados. O esvaziar das contas a prazo foi detectada por um cliente lesado em milhares de euros e a gestora está de férias até amanhã. BCP aconselha lesados a apresentar queixa.
– “Hospedeira portuguesa morre em tragédia” Só dois sobreviveram a queda de um avião no Luxemburgo. Paula Cristina dos Reis, emigrante há 20 anos, deixa um filho com pouco mais de um ano.

A CAPITAL – “Autarcas exigem lei para ganhar mais” Acumulação de salários de Santana Lopes no centro da polémica.
Depois do Provedor de Justiça ter requerido a inconstitucionalidade da norma que impede os eleitos locais de acumularem salários, chega a vez da Associação Nacional de Municípios Portugueses dizer que apoia a participação dos autarcas na administração de empresas municipais ou das quais as autarquias sejam accionistas.
– “Imobiliário não é inferior aos clubes de futebol na capacidade de receber dinheiros sujos e de os branquear – Helena Roseta”.
A Capital entrevista a Bastonária da Ordem dos Arquitectos.
“O que vamos ter de fazer é analisar muito bem o que está a acontecer no mercado imobiliário, designadamente nas zonas centrais. Já temos as nossas principais cidades a perder população, sobretudo na grande Lisboa”, diz Helena Roseta.

24 HORAS – “Estrelas querem travar Balsemão” Trabalhadores da SIC nomeiam grupo para impedir despedimentos.
– “Scolari só vem se trouxer a sua malta” Luiz Felipe Scolari, o eleito de Madail, exige trazer os dois adjuntos para Portugal.

DIÁRIO ECONfMICO – “Privatizações da Portucel segue lei geral das OPA” Minoria de bloqueio do Estado não afasta candidatos à empresa.
– “Governo já cativou 587,4 milhões no investimento” As cativações decididas esta semana pelo governo para segurar o défice público abaixo dos 3% do PIB somam 300 milhões de euros. Uma vez mais, cai sobre o investimento o essencial do aperto orçamental.

VISÄO – “Sedutoras depois dos 40” Cuidam do corpo e da imagem, vencem as ameaças das rugas, estão de bem com o mundo e cultivam novos prazeres. São as mulheres com mais de 40 anos.
– “O secundário reduz aulas, matérias e exames” David Justino, ministro da Educação, revela os pormenores da reforma dos 10º, 11º e 12º anos.

Lusa

Leave a reply

Primeira Página

O JB no Facebook

Newsletter do Jornal da Bairrada

As notícias que contam, na sua caixa de email. Subscreva!

A sua subscrição foi recebida com sucesso!