Assinar


arquivo notícias

Sangalhos

Um sucesso total. Foi assim que muitos dos participantes e visitantes classificaram a recriação de uma feira histórica(27 Jun / 9:03)

E.B 2/3 de Anadia recriou início do século XX

Feira histórica animou centro da vila de Anadia

Catarina Cerca

Um sucesso total. Foi assim que muitos dos participantes e visitantes classificaram a recriação de uma feira histórica, evocativa da Anadia dos anos 20, que teve lugar na última sexta-feira, dia 21 de Junho, em pleno centro da vila de Anadia.
As dezenas de barraquinhas de venda de produtos tradicionais variados, as tasquinhas de petiscos e doçaria, um porco no espeto e jogos tradicionais fizeram as delícias dos anadienses que, raramente, têm oportunidade de assistir a um evento desta natureza.

Regresso ao passado

O jardim Visconde de Seabra (em frente ao Tribunal de Anadia) serviu de palco à recriação da Anadia nos anos 20. Uma iniciativa, organizada pelo Grupo de História da E.B 2/3 de Anadia, que acabou por envolver não só toda a comunidade escolar, como também a população de Anadia.
Esta foi a 3ª edição das feiras históricas promovidas por aquele estabelecimento de ensino. Um evento que, de ano para ano, tem tido maior adesão e que é acarinhado por todos os munícipes que se deliciam a visitar as tasquinhas e barraquinhas onde efectuam as mais variadas compras, num verdadeiro regresso ao passado.
O evento decorreu entre as 10 e as 16 horas e recriou, o mais fielmente possível, o ambiente das feiras em Anadia nos “anos 20”. Na realidade, tudo foi estudado e cuidado até ao mais ínfimo pormenor, com todos os “feirantes” vestidos a rigor, tal como os utensílios utilizados, os alimentos transaccionados e as embalagens utilizadas. Enfim, o ambiente “cheirava” aos anos 20 e quem passava pelo local recuava no tempo, num regressar aos primeiros anos do século XX.
Uma feira, onde, à semelhança das anteriores edições, foi possível encontrar várias tasqinhas, tabernas, vendas de pão, sardinha e carne de porco assada, doces típicos, queijos, enchidos, livros de receitas, mezinhas e de animais pequenos (galinhas, pitos, patos e coelhos).
Paralelamente, e por forma a dar mais colorido à feira, uma barraquinha, destinada à divulgação de uma exposição de fotografias da época, ajudou a perceber como era o dia a dia das gentes no concelho, há 80 anos atrás. A exposição incluiu ainda a divulgação da imprensa regional e nacional da época, assim como fez uma simples, mas sentida homenagem aos anadienses que combateram e morreram na 1ª Grande Guerra.
Associados a este evento, um tanoeiro trabalhou ao vivo pedaços de madeira aos quais foi dando a mais variada forma e utilidade. Também um grupo de alunos de Olaria da Cerciag e o grupo Viv’Arte de Oliveira do Bairro compuseram o quadro da Anadia nos anos 20.
Refira-se que esta terceira edição das feiras históricas, promovida pela E.B 2/3 de Anadia, recebeu, este ano, mais apoios por parte da autarquia local que começa a ver com bons olhos a realização de eventos desta natureza que não só animam e dinamizam o centro da vila como também nos ensinam um pouco de história.

(27 Jun / 9:03)