Assinar


Anadia

Donativos ascendem os 66 mil euros

No valor aproximado de 66 mil e 500 euros, o Fundo Social, criado pela Câmara Municipal de Anadia, vai começar a ser atribuído a famílias carenciadas, afectadas pela conjuntura de crise, que o país atravessa. Cerca de “meia dúzia” de candidaturas já entregues à autarquia aguardam apreciação.
A receita da Feira da Vinha e do Vinho, realizada em 2009, foi o ponto de partida para este “fundo de boa vontade”, a que se juntaram donativos, efectuados por pessoas singulares, e colectividades públicas ou privadas.
Actualmente, o Fundo Social conta com aproximadamente 36 mil e 500 euros, aos quais a autarquia juntou uma verba de 30 mil euros.
A ajuda é sempre prestada, de acordo com um Regulamento, onde se pode ler que a atribuição de apoio está “condicionada à existência de verbas no Fundo Social e à avaliação prévia da equipa técnica”.
As candidaturas já entregues vão, agora, ser avaliadas, uma vez que “o Regulamento exige que a apreciação técnica seja o mais pormenorizada possível”, refere Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia.
Serão ajudas pontuais, reavaliadas de três em três meses.

Reforço contínuo. O objectivo não passa por “resolver o problema da crise, mas, sim, ajudar algumas pessoas, afectadas por ela”, acrescenta o edil, acrescentando que esta ajuda se diferencia do apoio prestado pela autarquia a carenciados, que provém do orçamento da Câmara Municipal.
O Fundo Social “está sempre a ser reforçado”, ou seja, “continua a receber donativos”.
Apesar de ser uma medida de apoio, criada no anterior mandato, só este ano entrou em funcionamento. “Com o interregno das eleições, não havia condições para o pôr a funcionar”, justifica Litério Marques. A partir de agora, “vamos fazer chegar o fundo às pessoas que dele necessitam”, assegura.

Candidatura. Tendo em conta as condições de acesso e as demais disposições que constam no Regulamento, aprovado em reunião do executivo camarário, os agregados familiares podem apresentar a candidatura no Gabinete da Rede Social (Centro Cultural de Anadia).
Residir no concelho de Anadia, ter mais de 18 anos e não ser beneficiário de outros apoios para o mesmo fim, são alguns dos requisitos necessários.
O Regulamento do Fundo Social pode ser consultado no site da autarquia.

Rita de Freitas Gomes
ana.rita@jb.pt