Assinar


Aveiro // Região  

Competições Nacionais de Ciência reúnem 1200 escolas na UA

As Competições Nacionais de Ciência estão de volta a Aveiro. Nos dias 27, 28 e 29 de Abril, entre as 9h e as 17h, a UA recebe mais de 18 mil alunos de todo o País, oriundos de 1200 escolas de vários ciclos de ensino de todo o País. Durante três dias, o Campus Universitário de Santiago transforma-se numa sala de aula gigante para a realização das provas de Matemática, Português, Física, Biologia e Geologia, organizadas pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE).

É o regresso dos quatro super-heróis – PI Miyoshi (Matemática), Clara FLORA (Biologia e Geologia), ÍMAN Nampula (Física) e Sebastião TIL (Português) – à Universidade de Aveiro. Estes super-heróis, que têm por missão transmitir valores positivos face ao estudo e à escola, personificam não só o espírito de equipa, como também a troca de conhecimento.

Com o mote “Operação Pega-Monstro”, as provas decorrem nos dias 27, 28 e 29 de Abril e abrangem os vários graus de ensino, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário.

O “pontapé de partida” é dado pelos alunos do Ensino Secundário, amanhã, no dia 27 de Abril, com as provas mat12, bio 10 11 bio 11 12, e fis 10, fis 11 e fis 12.

No dia 28 de Abril é a vez da realização das provas EQUAmat, geo@NET e DAR@língua, para os alunos do 3.º Ciclo. Os alunos dos 3.º e 4.º anos participam, no dia 29 de Abril, nas provas de MINImat e MINIbio.

O 2.º Ciclo, à semelhança dos anos anteriores, realiza também no dia 29 de Abril a prova de MAISmat e a prova de português DAR+@língua, a novidade da edição de 2010.

Todas as provas englobam os conteúdos das respectivas disciplinas e do grau de ensino em que os alunos estão matriculados.

Esta Operação tem como objectivos basilares o incentivo à utilização das tecnologias ao serviço da aprendizagem e à difusão do conhecimento; o desenvolvimento das capacidades individuais, intelectuais e do sentido crítico, em prol da equipa; contrariar a ignorância e o cepticismo face à ciência e demais áreas do conhecimento; desmistificar o medo perante o desconhecido; fomentar o desenvolvimento das identidades individuais para promoção do sucesso colectivo através de uma participação activa na sociedade.

Nos últimos quatro anos, e de acordo com o Prof. António Batel Anjo, coordenador geral do projecto, “o PmatE tem conseguido envolver mais escolas e mais jovens nas competições nacionais, um sinal de que a sua missão está a ser cumprida. Em 2006 participaram mais de 10 mil alunos, de quase 400 escolas do País, um número superado no ano seguinte com 13 mil alunos, de quase 600 escolas, inscritos nas competições nacionais de matemática. Já em 2008, o PmatE recebeu mais de 15 mil alunos, de 1385 escolas. Em 2009, participaram 1112 escolas, num total de alunos que rondou os 16 mil”.

O Projecto Matemática Ensino (PmatE) comemora, este ano, 20 anos.