Assinar


Oliveira do Bairro

Google Street View fotografa Oliveira do Bairro

O concelho de Oliveira do Bairro está a ser fotografado pelos carros do Google Street View. Os concelhos de Anadia, Aveiro e Vagos também estão neste momento a ser percorridos pelos carros do Google, que, entretanto, já “mapearam” a Mealhada.

O Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os utilizadores vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo.

O Street View foi lançado em Maio de 2007 para permitir aos utilizadores explorar o mundo através de imagens. Na altura, a cobertura estava limitada a apenas cinco cidades norte-americanas. Agora, dezenas de países estão cobertos por este recurso fotográfico.

A Google recolhe estas imagens com câmaras e equipamentos especiais que capturam e fazem corresponder as fotografias a um local específico através de dispositivos GPS.

Uma vez capturadas as imagens, são “costuradas” umas às outras para criar uma panorâmica de 360°. Os rostos das pessoas e as matrículas de automóveis são desfocadas antes das imagens panorâmicas serem disponibilizadas e visíveis no Google Maps.

O tempo necessário para cobrir uma determinada área depende de alguns factores – por exemplo, as condições atmosféricas, a geografia e dimensão populacional.


O Pegman”
O “Pegman” é o guia do Street View. Para saber se a funcionalidade do Street View está activa nos mapas, o “Pegman” deverá estar amarelo. O seu nome tem origem no facto de ser parecido com uma mola de roupa (peg, em inglês).
Os utilizadores do http://maps.google.pt deverão seleccioná-lo e arrastá-lo para uma rua para aceder às imagens do Street View. Quando não utilizado, o “Pegman” repousa no topo da barra de ferramentas de zoom à esquerda da janela do Google Maps.