Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

AdRA avança com furo para abastecer Bustos

A empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA) adjudicou, na sexta-feira, pelo valor de 52.600 euros, a execução de uma sondagem de água subterrânea, em Bustos, que irá reforçar a fiabilidade do abastecimento a 2500 pessoas, residentes naquela freguesia.

A cerimónia de assinatura do contrato, entre a AdRA e a empresa de sondagens da Batalha, decorreu, na sexta-feira, nos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro. “Esta é a proximidade que pretendemos para os nossos clientes”, explicou Sérgio Lopes, presidente do Conselho de Administração da AdRA.

De acordo com este responsável, todas as adjudicações, independentemente do valor, serão assinadas na sede do município onde decorrerão as obras. “Um dos nossos princípios é a proximidade. Para nós proximidade significa estar na casa das pessoas.”

Sérgio Lopes explicou ainda que “a empresa, apesar de entrar em funcionamento hoje às 0h (1 de Maio), já está no terreno há alguns meses”. Aliás, “já temos obras a decorrer em Aveiro”.

Referiu ainda que a AdRA “tem um investimento previsto na casa dos 125 milhões de euros, até 2017”, acrescentando que “esta adjudicação no valor de 52.600 euros é reduzida, mas importante”.
“O presidente da Câmara de Oliveira do Bairro teve a coragem de aderir. A Câmara tinha este projecto e estava à espera de ser concretizado”, acrescentou.

Ganhos. Para Mário João Oliveira, presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, apesar do acto ser singelo, é bastante importante para o concelho.

O autarca de Oliveira do Bairro disse aguardar, agora, a assinatura da adjudicação da empreitada da construção do saneamento para Bustos, no valor de dois milhões de euros, cujo edital já foi publicado em Diário da República.

Afirmou ainda que a autarquia não podia concorrer aos fundos do QREN, ou seja, se não fosse através da AdRA, teria que pagar a obra. “Desta forma não teremos despesas com a execução do furo.”

Relativamente à polémica que rodeou a adesão do concelho de Oliveira do Bairro à AdRA, Mário João Oliveira garantiu que gosta de demonstrar com factos e investimentos no terreno. “Os munícipes, em geral, e a autarquia têm a ganhar com esta decisão.”

O edil garantiu ainda que os munícipes não vão notar diferença na passagem do serviço das águas da autarquia de Oliveira do Bairro para a AdRA, até porque, numa fase transitória, “vamos ter a funcionar na Câmara um posto de atendimento”. “Pretendemos manter a qualidade e o serviço”, acrescentado que todos os funcionários da autarquia preferiram ficar a trabalhar na Câmara, ao invés de optarem pela transferência para a AdRA.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt