Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Subida da temperatura em todo o país


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje a subida acentuada das temperaturas máximas, assim como índices ultra violeta (UV) elevados em todos os distritos, uma situação que deverá manter-se na quinta feira.

Com excepção de Angra do Heroísmo, nos Açores, todos os pontos de Portugal continental e ilhas irão atingir o nível “muito alto” nos índices UV, com Bragança, Évora, Faro, Funchal, Penhas Douradas e Sines a atingir o nível 9, enquanto que Ponta Delgada deverá chegar ao 10.

Os restantes distritos irão manter-se igualmente no mesmo nível, embora no grau 8, ao passo que Angra do Heroísmo deverá permanecer no nível 2, o mais baixo de uma escala de cinco.

Assim, o IM alerta para a necessidade de serem adoptadas precauções entre as 12:00 e as 16:00, altura em que as pessoas deverão utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu e protector solar.

No caso de Ponta Delgada, os cuidados deverão ser reforçados, devendo os cidadãos evitar ao máximo qualquer tipo de exposição solar, durante o período de maior calor.

De acordo com o IM, Portugal continental e ilhas deverão hoje apresentar céu geralmente limpo, embora temporariamente nublado por nuvens altas.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde, no litoral oeste.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com um a dois metros e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 15 graus Celsius e os 17º, enquanto que na costa sul as ondas serão de sueste, com um a 1,5 metros, e com a água a atingir os 18º.

A temperatura máxima deverá subir em todo o país, com Ponta Delgada a chegar aos 20º, Funchal aos 23º, Porto aos 28º, Faro aos 30º e Lisboa aos 32º.

Ainda de acordo com o IM, as temperaturas elevadas deverão manter-se até sexta feira.