Assinar


Anadia // Aveiro // Bairrada // Oliveira do Bairro // Região  

Autoridades retomam buscas dos quatro náufragos desaparecidos


As autoridades marítimas retomaram hoje, cerca das 8h, as buscas dos quatro náufragos desaparecidos por afundamento, no domingo, de uma embarcação ao largo de Aveiro, disse hoje à Lusa o comandante do porto, Coelho Gil.

Por “terra estão meios da Polícia Marítima ao longo da costa”, à procura de qualquer indício dos desaparecidos, e por mar estão mobilizados a lancha hidrográfica “Auriga” e o salva vidas de Aveiro, precisou o representante da autoridade marítima naquele porto.

“A lancha hidrográfica vai tentar identificar o objecto encontrado ontem [terça feira], mas sem o retirar do fundo” do mar, e vai “efectuar buscas entre o paralelo da praia do Furadouro e a praia de Mira”, adiantou Coelho Gil.

As autoridades estabeleceram áreas de busca entre a orla costeira e as 13 milhas e a lancha salva vidas irá operar entre as três e as cinco milhas, enquanto que a “Auriga” vai até às 13 milhas da costa.

As causas do naufrágio “apontam para entrada excessiva de água, devido às vagas”, concluiu o comandante.

A embarcação “Super Águia 2”, um barco de pesca lúdica com seis metros de comprimento, saiu do porto de Aveiro às 06:00 de domingo, com cinco tripulantes a bordo.

“O alerta foi dado por um familiar, cerca das 23:30, uma hora depois do horário previsto de chegada ao porto de Aveiro, tendo a Marinha activado os meios de busca e salvamento e alertado as restantes embarcações” de pesca ao largo, para o desaparecimento de cinco pessoa, explicou o comandante.

Uma outra embarcação de pesca “recolheu um sobrevivente que tinha um colete salva vidas vestido, cerca das 04:30”, a cerca de sete milhas náuticas do Porto de Aveiro.

O náufrago afirmou que o “barco de pesca afundou às 09:30 da manhã de domingo”, referiu o oficial da Armada.


Ver Naufrágio de embarcação num mapa maior