Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Centrista não concorda com nome de Alípio Sol na Casa da Cultura

O Deputado do CDS/PP, Victor Pinto, na última Assembleia Municipal, disse não concordar com a atribuição do nome do ex-presidente da Câmara, Alípio Sol [já falecido], à futura Casa da Cultura. Esta atribuição tinha sido decidida por unanimidade, no dia 26 de Agosto, pelo executivo municipal. Agora, a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, por maioria, uma proposta de congratulação pela decisão camarária, mas Victor Pinto, que se absteve, deixou claro que não concordava com a decisão.

Recorde-se que a assembleia Municipal de Oliveira do Bairro já tinha aprovado, no dia 29 de Dezembro de 2008, uma proposta apresentada pela bancada do PSD que recomendava a atribuição do nome de Alípio Sol a uma rua ou um equipamento Municipal, além da atribuição de uma medalha de Mérito Municipal a título póstumo.

Mas Victor Pinto disse que, “quando se quer homenagear alguém, é importante saber se a homenagem é oportuna em relação ao que está em causa. Neste caso, é a atribuição do nome do Alípio Sol à futura Casa da Cultura”.

“Conheço o Alípio Sol desde muito jovem. Dei os primeiros passos na política com ele. É claro que o Dr. Alípio Sol nunca foi uma pessoa especialmente sensível para a cultura, na acepção da palavra. Era bom que o executivo consultasse as pessoas com mais experiência e com mais idade. Estamos a falar de cultura. Isto é um marco de muita justiça para os vindouros”, justificou.

Victor Pinto relembrou que “existiram no concelho outras personalidades ligadas à cultura. Se o meu grande amigo Alípio fosse vivo, estou convencido que não aceitava «apadrinhar» a Casa da Cultura”. “Para mim e para muita gente, o Alípio Sol é um bom exemplo de autarca para o concelho. Um exemplo de integridade e de amor à sua terra.” Por isso, o deputado do CDS/PP defendeu que “a justa homenagem seria o seu busto na Casa da Cultura e o seu nome na Alameda de Oliveira do Bairro”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt