Assinar
Anadia // Bairrada  

Presidente da Câmara de Anadia desconhece mudanças na Saúde

O presidente da Câmara Municipal garante que não foi informado por entidades oficiais sobre qualquer mudança na Saúde em Anadia. A resposta surgiu a uma interpelação do deputado da CDU, João Morais, na última Assembleia Municipal (quinta-feira), que exigiu saber “o que vai acontecer na área da Saúde no nosso concelho”, tendo em conta uma notícia publicada num jornal local, dando nota que, até ao final do ano, serão criadas três Unidades de Saúde de Cuidados Personalizados (USCP) em Anadia, Sangalhos e São Lourenço do Bairro. Também a Consulta Aberta deverá, supostamente, passar a funcionar das 20 às 24h e ao fim-de-semana.
Uma notícia que, para o socialista Cardoso Leal, não tem credibilidade, já que “nem tem fonte”. “Não compreendemos como é que o jornal não conseguiu obter informações oficiais, se nós o conseguimos, de ontem [4.ªf] para hoje, junto da directora do ACES Baixo Vouga I”, salientou Cardoso Leal.
Nas questões que dirigiu àquela responsável, o deputado socialista obteve respostas negativas, nomeadamente no que respeita ao encerramento da consulta Aberta. A responsável deixou também a indicação de que “não está previsto encerrar definitivamente qualquer Extensão” de Saúde.
Quanto à não concretização da formação das Unidades de Saúde Familiar, “trata-se de um processo de candidatura a decorrer noutras instâncias, não dependentes do ACES Baixo Vouga I”, esclareceu a responsável.
A directora executiva do ACES Baixo Vouga I adianta ainda que “as unidades funcionais em organização,  de acordo com a reforma dos cuidados de saúde primários, entrarão em funcionamento logo que tenham condições, previsivelmente até final de 2010”.

Oriana Pataco