Assinar
Águeda // Bairrada  

Aguedenses definem 10 objectivos para o futuro

As energias renováveis; a criação de emprego; o mercado de produtos locais; a agricultura sustentável; a participação dos cidadãos; o uso dos transportes públicos; a poupança de água; a eficiência energética; a oferta de turismo ecológico e os espaços verdes foram os dez temas eleitos, pelos participantes no Fórum “Águeda 21 – Dez objectivos para Águeda mais Sustentável”, como prioritários para atingir o desenvolvimento sustentável do concelho de Águeda. O fórum, promovido pela Câmara Municipal, através da Agenda 21 Local de Águeda, decorreu no dia 17 de Novembro, na Escola Secundária Marques Castilho.
O encontro serviu precisamente para definir os dez objectivos que o concelho pretende adoptar para ser mais sustentável, económica, social e ambientalmente.
Os 60 participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor o Estado de Sustentabilidade de Águeda 2010, com vista à identificação dos objectivos que consideram prioritários para tornar Águeda num concelho com maior qualidade de vida, sem prejudicar o meio ambiente, definindo ainda as principais apostas de futuro para o município.
Além desta identificação, os presentes foram convidados a apresentar acções que contribuíssem para alcançar estes dez objectivos. Estas acções tanto poderão ser desenvolvidas por entidades como instituições como pelos cidadãos a título individual no seu dia-a-dia.
Terminado o Fórum Participativo, foi o momento de realizar o sorteio do prémio que irá ajudar uma família de Águeda a melhorar a eficiência energética e a reduzir as emissões de CO2 – o aparelho iMeter.
Este aparelho permite analisar, em tempo real, os consumos globais de electricidade de uma habitação, permitindo assim, à família contemplada alterar os seus comportamentos reduzindo as suas facturas de electricidade em 15-20% do valor habitual. À solução de electricidade pode também adicionar-se uma medição dos consumos de gás e água, traçando-se um perfil de consumos semelhante a um “Electrocardiograma da Casa”.
Com esta oferta, a equipa de Águeda 21 pretende demonstrar que todos os cidadãos podem contribuir com acções para a melhoria do desempenho energético do município.
A Câmara Municipal convidou, até final de Novembro, todos os aguedenses a identificarem os principais objectivos de desenvolvimento para o município.
Este período de votação constitui um complemento à votação realizada no primeiro Fórum Participativo Águeda 21.
Paralelamente a esta votação, pretende-se que os aguedenses se comprometam com acções simples que permitam alcançar esses mesmos objectivos.