Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Alunos de Famalicão arrecadam primeiros prémios

 

Três alunos do Colégio N.ª S.ª da Assunção – Famalicão (Inês Figueira, 2.º ciclo; Maria Teresa Ferreira, 3.º ciclo e Carlos Alexandre Gonçalves, ensino secundário) venceram nas três categorias, a 15.ª edição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa.
A cerimónia de entrega do Prémio teve lugar no passado dia 21 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Anadia.
O Prémio Escolar, criado em 1996 pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa e promovido pela Câmara Municipal de Anadia, visa distinguir os melhores alunos do 2.º e do 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de Anadia. No total, foram entregues 1000 euros (500 euros para aluno 12.º ano; 250 euros para alunos 2.º e 3.º ciclos).
Com o auditório lotado de docentes, familiares e amigos dos alunos premiados, Helena Libório, directora Regional da Educação do Centro (DREC) presidiu à cerimónia, dirigindo-se aos alunos premiados falando de uma homenagem feita ao trabalho, à dedicação e ao empenho.
Presente há cinco edições do Prémio Rodrigues Lapa, a responsável da DREC reconheceu “o mérito dos alunos do concelho, algo que temos de louvar”, avançando que, de acordo com o resultado do relatório PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) da OCDE, os jovens portugueses têm, hoje, “melhores conhecimentos e mais competências”, tendo subido bastante comparativamente a outros países europeus. Facto para o qual terão contribuído “não só os esforços individuais de cada um, mas também a escola, os professores e as políticas educativas em curso”, destacou. Por isso, considerou que Anadia tem condições para vir a ter gerações de jovens bastante qualificados: graças, não só, ao agrupamento vertical capaz de construir, desenvolver competências e conhecimentos de forma articulada e vertical, mas também a um novo centro escolar (prestes a ser inaugurado) que contribuirá para o melhor desenvolvimento desde o pré-escolar ao final do 1.º ciclo.
Caberia a José Vinhal falar ao auditório de Rodrigues Lapa. O professor preferiu falar de educação e da sociedade educadora. Educação que, com o referiu, é uma tarefa da comunidade humana, não só da família, da escola ou das instituições, mas de todos.
Falando aos colegas presentes, avançou que “quem ama educa, pois quem não ama não educa, limita-se a ensinar e mal”. E, aproveitando a presença de Helena Libório, lamentou a racionalização de custos na Educação, que considerou de grande erro, até porque a Educação é “uma obrigação social, moral e política”.
A finalizar, o autarca Litério Marques avançaria que Anadia “que já era a capital do desporto, graças às infra-estruturas únicas e de grande qualidade existentes, é agora também capital da educação”, resultado do investimento que a autarquia está a fazer na área, nomeadamente com a colocação a concurso de mais um Centro Escolar (Paredes do Bairro) que, juntando-se ao de Arcos e ao de Avelãs de Caminho/Avelãs de Cima ascende a um investimento de 10 milhões de euros.
Associado ao Prémio também o Lions Clube da Bairrada (LCB) fez a entrega do seu prémio escolar aos melhores alunos do 12.º ano na disciplina de Língua Portuguesa dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro. Este ano, o vencedor foi Nuno André Maia, igualmente aluno do Colégio de Famalicão.
O LCB distinguiu ainda Ricardo Neves, do IPSB – Bustos, David Cardoso, da Secundária de Oliveira do Bairro e Patrícia Carvalho, da Secundária de Anadia.
Na oportunidade, Maria Judith Fonseca, presidente do LCB, realçaria a ligação do Clube à entrega do Prémio Rodrigues Lapa: “uma iniciativa feliz que distingue jovens estudantes de grande qualidade” e aos quais deixou uma mensagem para que continuarem a trabalhar pela vida fora “vão, com certeza, atingir as metas a que se propõem”.

Menções honrosas. 2.º ciclo – João Moisés Cruz, Col. Salesiano S.João Bosco; Maria Francisca Santos, EB n.º 2 Vil. Bairro; Patrícia Vieira Almeida, EB nº. 2 Anadia.
3.º ciclo – Ana Maria Carvalho, EB n.º 2 Anadia; Inês Lopes Fernandes, Colégio Salesiano S.João Bosco; José Pedro Silva, Secundária Anadia; Nelson Almeida Reverendo, EB n.º 2 Vil. Bairro.
Ensino Secundário – Maria Inês Ferreira, Escola Secundária de Anadia.

Catarina Cerca